segunda-feira, 8 de novembro de 2010

AGRADECIMENTO AOS MILITANTES E PARCEIROS

A Consagração do Tombamento do Encontro das Águas é o reconhecimento desse bem que encerra em si tamanha beleza capaz de seduzir o mais embrutecido dos homens, quando se deixa conduzir pela ternura da vida e do seu projeto construto visando à sustentável relação do homem com o meio ambiente .

Por essas razões, o Movimento S.O.S. Encontro das Águas pautou a sua conduta em atenção à proteção desse bem, agregando o saber tradicional dos comunitários em relação ao uso dos recursos naturais advindos das florestas e dos reservatórios de águas que cirncundam o nosso fazer, pensar e viver.

Celebrado o Tombamento é importante destacar o respeito que nós temos pelo IPHAN, digo pelos seus profissionais dedicados, que há anos lidam com a conservação de nosso patrimônio. É bem verdade que alguns agentes tem sido corpo estranho nessa estrutura. Contudo, sabemos que os homens passam, mas, a Instituição continua cumprindo com sua missão, que por sinal, muito significa para afirmação da identidade cultural nacional. Com a homologação do Tombamento pelo Ministro da Cultura é importante que façamos ações para que o Ministério promova o Encontro das Águas junto à UNESCO, reconhecendo esse ícone natural e cultural brasileiro como patrimônio da humanidade.

A União, ao mesmo tempo, em parceria com o Estado, Município e com a participação dos comunitários integrantes do Movimento S.O.S deve formular uma política de Gestão Ambiental que possa incentivar cada vez mais o turismo ecomunitários, gerando emprego e renda para os agentes locais. Para isso, é necessário que o Estado ofereça os meios operativos para efetivar esta polítca de desenvolvimento local e sustentável.

Da mesma forma, mobilizar as agências de pesquisa para incentiva linha de trabalho que contemple a sociobidiversidade do Encontro das Águas para que venha oriuntar futuro investimento com aplicação de tecnologia limpa e saudável. Desse complexo arqueológico, cutural e paisagístico fazem parte tambem uma das principais bacias dessa microregião, que é o Lago do Aleixo, devendo merecer toda atenção dos Agentes Públicos devido os danos já sofridos por esse corpo d'água, que muito significa também para as comunidades da Colônia Antonio Aleixo e adjacências.

Ademais temos o dever de agradecer a todos e todas que se comprometeram nessa luta aguerrida para se proteger esse bem público, que é o Encontro das águas. A luta serviu também para que provocasse um estranhamento despertando nos manauaras e seus agregados uma força capaz de barrar projetos que contrariam interresse público.

Agradecemos a todos (as) e em particular as lideranças comunitárias da Colônia Antonio Aleixo, que demonstraram com atitudes o quanto é importante participar em defesa de seus direitos fundamentais, considerando o meio ambiente como bem de uso coletivo, contrariando dessa feita os interesses privatista e o oportunismo eleitoreiro de alguns agentes público. Partilhamos também com todos (as) a alegria que temos pelo Tombamento do Encontro das Águas, nascente do nosso magnífico Rio Amazonas.

Em suma, continuamos a monitorar a publicação dos expedientes legais, bem como, atentos as articulações dos forasteiros, que por ventura venham manobrar os interesses de nossa gente numa pespectiva endocolonial. Recorremos também aos nosso parceiros para que se manifestem prestando seu apoio não só político, mas oferecendo os meios necessários para consecução dos nossos objetivos que é a defesa da Amazônia e a construção de uma cidade sustentável. Saibam que o pouco que se dá é muito para o fortalecimento da luta em suas diversas frentes.

Foto: Valter Calheiros.

Nenhum comentário: