domingo, 7 de novembro de 2010

COMUNICAÇÃO E LUTA

Prezados amigos do S.O.S. Encontro das Águas,

Repasso o alerta que o André Bazzanella nos faz quanto à construção do Porto das Lajes. Nosso eterno agradecimento e respeito ao IPHAN Nacional, mas quanto ao IPHAN AM, o contínuo posicionamento parcial a favor do poder econômico e político do atual superintendente nos deixa muito preocupados, não só em relação a implementação do Tombamento do Encontro das Águas, mas também em relação ao Centro Histórico de Manaus e a todos os patrimônios culturais e naturais do Amazonas.

Contudo, como nos relatou o poeta Thiago de Melo, durante a Piracaia às margens do Encontro das Águas, o IPHAN Nacional é terminantemente contrário a construçao de qualquer terminal portuário no Encontro das Águas. Se a construçao do Porto das Lajes já era inviável principalmente devido ao Lago do Aleixo e a Adutora d’água, com o Tombamento do Encontro das Águas o empreendimento da Lajes Logística se inviabiliza completamente.

Agora lutaremos pelo status de Tombamento da UNESCO e pela ampliação da área protegida por meio da Criaçao da Unidade de Conservaçao Encontro das Águas pelo Instituto Chico Mendes para que as áreas e águas degradadas sejam recuperadas, haja geraçao de alternativas econômicas sustentáves, a criação de espaços de lazer e de comtemplaçao para a população e para que sejam implantado programas de educação ambiental, fiscalização e monitoramento. Inclusive o monstrengo da Adutora terá que ser revisto!

Em breve, como resultado de nossa pesquisa etnohistórica, eu e Valter Calheiros repassaremos para vocês um presente que os antigos habitantes dessa terra deixaram antecipadamente para os que protegeriam o sagrado Encontro das Águas.

Abraço forte,

Elisa Wandelli
Coordenação do Movimento S.O.S. Encontro das Águas

Foto: Elisa ao centro acompanhada de dona Maria do Carmo e a professora Marisa Lima, coordenadoras do nosso movimento.

Nenhum comentário: