sábado, 13 de novembro de 2010

"É MAIS FÁCIL UM DROMEDÁRIO PASSAR NO BURACO DE UMA AGULHA DO QUE UM CORRUPTO ENTRAR NO CÉU"

Ellza Souza (*)

Corrupção é uma prática nociva à sociedade e que hoje em dia está se tornando corriqueira e não assusta mais ninguém. Mas devia assustar. Quando um país não progride, não consegue melhorar as condições de vida de seus habitantes, quando o transporte público não funciona, os hospitais precisam do corredor para acomodar os seus doentes, quando o atendente no posto médico olha as pessoas que procuram informações, com raiva como se tivessem coisas mais importantes para fazer no computador, quando a professora apanha em sala de aula, quando a dona da creche bate em bebês, quando o dinheiro começa a circular em meias e cuecas, é porque a coisa está feia. Isso é a corrupção circulando nas entranhas de nossas vidas e não podemos fazer de conta que caminhamos para um bom futuro.

Segundo alguns estudos o Brasil perde por ano mais de 10 bilhões de dólares com a corrupção. Ou desenhando melhor 30% de tudo o que o governo brasileiro arrecada é desviado. Isso significa que os brasileiros são bons de samba mas ruins de fiscalizar o seu próprio dinheiro. A corrupção se espalha em todas as camadas da sociedade e isso nos habilita a sermos considerados um dos mais corruptos do mundo. Precisamos entender que os mais pobres do país estão entre os que recebem esmola social, claro e o trabalho assalariado quase não existe nesse segmento da população.

Nesse contexto observamos que o Nordeste tão rico em cultura e belezas naturais, sofre com a miséria do seu povo apesar dos seus “representantes” viverem muito bem obrigado. O Amazonas também não fica atrás. Nove dos dez municípios mais pobres do Brasil são da região norte segundo dados do IDF 2008 (Índice de Desenvolvimento Familiar do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas-Ipea). Não é por falta de recursos que os serviços públicos brasileiros são de péssima qualidade. O que nos assola é essa tal da corrupção, é a má aplicação dos recursos públicos que nos joga nesse lamaçal e o pior é a falta de interesse da sociedade em se articular, se organizar, acompanhar, fiscalizar, se informar como está sendo aplicado o dinheiro dos impostos que pagamos ao governo.

Para os corruptos é uma mão na roda ter uma população desinformada e acomodada e fazem de tudo para impedir o crescimento social da nação. “Todos por todos e Deus por todos” seria ótimo se não fossemos nivelados pela mentira, pela falsidade, por essa prática danosa à coletividade. Há uma grande distância entre o que falam os políticos e a realidade. Deus, coitado, entra sempre no bolo quando estão mal intencionados. Mas Ele vê tudo do mesmo modo que o povo sente a dor do abandono e da exclusão. Podem até enganar o povo, mas não escapam do julgamento da verdadeira justiça. Amém.

(*) É escritora, jornalista e colaboradora do NCPAM/UFAM.

Nenhum comentário: