quinta-feira, 25 de novembro de 2010

HOMENAGEM AS PESQUISADORAS DA EMBRAPA E DO INPA EM PARINTINS

Elisa Wandelli, pesquisadora da EMBRAPA, juntamente com a bióloga e pesquisadora do INPA, Tânia Margarete Sanaiotti, serão agraciadas com o Título de Cidadania Parintinense, pelos serviços prestados às mulheres trabalhadores que vivem na Vila Amazônia, distrito de Parintins, no Estado do Amazonas. O trabalho das pesquisadoras volta-se para a questão socioambiental, valorizando o saber tradicional dessas populações ribeirinhas que lutam para garantir seu território como fonte de vida. Para esse fim, as mulheres muito significam porque além de gestar a economia local promovem a conscientização e a participação de todos (as) visando à vida sustentável na comunidade e no planeta. O reconhecimento do trabalho das pesquisadoras mereceu aval da Câmara Municpal de Parintins, por meio do vereador Israel Paulain, que em atenção ao Movimento Comunitário resolveu formular propositura concedendo o Título as pesquisadoras da EMBRAPA e do INPA.

A bióloga Elisa Wandelli, desde os tempos estudantis tem participado das lutas pelo fortalecimento dos movimentos sociais quanto às política públicas de qualidade. Nos últimos anos, além de promover o ensino e a pesquisa em sua instituição de origem, vem lutando junto à lideranças comunitárias do Amazonas em favor do Tombamento do nosso Encontro das Águas. Para isso, integra também a organização do Movimento S.O.S. Encontro das Águas, que há mais de dois anos vem trabalhando para se instituir o Tombamento desse nosso patrimônio, bem como assegurar uma política de gestão participativa dos recursos naturais dessa microregião Amazônica. Por tudo isso, Elisa Wandelli também foi agraciada pela Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, com a comenda maior do meio ambiente do Estado.

O ato em Parintins, na Câmara Municipal, conta com a participação dos comunitários da Vila Amazônia, morada dos japoneses, que no século passado foram os pioneiros da plantação da juta e da malva na região. Iniciou às 10h com a falação dos vereadores e dos convidados, devendo prolongar-se até às 12h com um arraial da pavulagem sob a direção do movimento das mulheres que coordena também a Organização não-Governamental Gavião Real. Merecido reconhecimento as pesquisadoras e as guerreiras tupinambaranas de Parintins.

Nenhum comentário: