segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CONFERÊNCIA DE TARTU APROVA DECLARAÇÃO

A conferência Mundial em Educação Científica e Tecnológica realizada em Tartu, na Estônia, entre 28 de junho e 02 de julho de 2010, aprovou o seguinte comunicado, assim chamada de Declaração de Tartu, segundo tradução de Christiane Gioppo com a colaboração dos colegas Adriana Mohr (UFSC); Agnaldo Arroio (USP); Isabel Martins (UFRJ) e Roberto Nardi (UNESP-Bauru). Atenção: em inglês a sigla para Science and Technology Education é STE. ABRAPEC Boletim Informativo 11/2010; conheça os termos da Declaração e os seguintes encaminhamentos:

Nós, participantes da Conferência, vindos de 35 países, acreditamos que no século 21 a Educação Científica e Tecnológica (STE) deverá preparar os estudantes para um desenvolvimento rápido das sociedades baseadas em conhecimento. O acesso à educação de alta qualidade é direito fundamental de todos para preparar cidadãos com responsabilidade global em um mundo sustentável.

Estás considerações humanas fundamentam-se na necessitade de orientar reflexão, planejamento e ações relacionadas a Educação Científica e Tecnológica, incluindo respeito pelos direitos humanos, saúde, paz, combate à pobreza, diversidade cultural; conhecimentos tradicionais e equidade de gênero.

Os jovens, por sua vez, são naturalmente curiosos sobre seu mundo e questões que as (os) afetam pessoalmente tanto local como global. Crescentemente eles têm indicado interesses na ciência e na tecnologia atual. A grande prioridade é encorajar aprendizes confiantes para toda a vida, com habilidades, atitudes e capacidades de prosperar em sociedades complexas.

Planejar e implementar a efetiva Educação Científica e Tecnológica necessita levar em consideração contextos morais, éticos e carregados de valores nos quais a ciência e a tecnologia estão situadas. Educação Científica e Tecnológica incluem ênfase no desenvolvimento de competências para a vida tais como a resolução de problemas, a tomada de decisões, aprendizagem e o trabalho cooperativo.

Cada vez mais o papel do professor da Educação Científica e Tecnológica é prover ligações entre os estudantes e as fontes especializadas de Ciência e Tecnologia. Os currículos deveriam permitir aos estudantes participar de uma educação Científica e Tecnológica que seja atraente, experiencial e que inclua envolvimento físico. Isso deve ocorrer em um conjunto de contextos relevantes, com base na necessidade de saber, e aproveitando a curiosidade natural das crianças.
Tecnologias de Informação e Comunicação, particularmente a internet, estão se tornando cada vez mais ferramentas essenciais para os estudantes interagirem com a ciência e a tecnologia. Preocupações com saúde e segurança são parte integral e importante da Educação Científica e Tecnológica.

Os participantes da Conferência chamam todos os envolvidos em pesquisa, desenvolvimento de políticas públicas e práticas em Educação Científica e Tecnológica para implementar esta declaração em suas regiões do mundo, reconhecendo o papel chave dos professores.

Nós afirmamos e proclamamos que: Educação Científica e Tecnológica inovadora é de fundamental importância ao longo da vida e deve começar nos primeiros anos;

Em tempo: O principal objetivo da Educação Científica e Tecnológica é a cidadania ética e ativa; a tomada responsável de decisões baseada em evidências; e altos níveis de satisfação em Educação Científica e Tecnológica. A Educação Científica e Tecnológica permite que os estudantes desenvolvam e apliquem cientificamente os entendimentos conceituais, possibilitando que o contexto tenha sentido em seu mundo em desenvolvimento. Aprendizagem interdisciplinar em contextos relevantes é essencial para refletir a natureza profissional da ciência e do cotidiano e permita aos professores ampliarem as questões e os interesses dos estudantes. Uma abordagem integrada de Educação Científica e Tecnológica necessita ser implementada porque a ciência e a tecnologia são inseparáveis conforme nos movemos para o futuro. O envolvimento dos estudantes nas decisões sobre sua própria aprendizagem na Educação Científica e Tecnológica é essencial. Uma abordagem investigativa é central na Educação Científica e Tecnológica, na qual os estudantes formulam questões científicas e tecnológicas e investiguem tais questões e construam e apliquem entendimentos conceituais. É necessário implementar políticas públicas e práticas de avaliação que melhorem a aprendizagem dos estudantes; alta qualidade na formação inicial e apoio a formação continuada de professores são essenciais para que os professores criem uma Educação Científica e Tecnológica rica e relevante, interessante, atual e oportuna; As pesquisas com base em evidências devem informar as políticas de Educação Científica e Tecnológica, e as pesquisas em Educação Científica e Tecnológicas devem ser encorajadas e apoiadas.

Referência: http://www.icase2010.org/

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