quarta-feira, 3 de novembro de 2010

PELO TOMBAMENTO URGENTE DO ENCONTRO DAS ÁGUAS

Milton Hatoun (*)

Sou radicalmente contra a construção do Terminal Portuário das Lajes nas proximidades do Encontro das Águas. Há vários outros lugares onde esse Terminal pode ser construído. O Encontro das Águas (dos rios Negro e Solimões) é um fenômeno singular, único. Essa magia da natureza, uma das mais belas paisagens da Amazônia, é um patrimônio simbólico e material que não pode ser ameaçado, muito menos destruído por uma obra portuária de caráter extremamente predador. Que esse Terminal seja construído longe do Encontro das Águas.

Será que é pedir muito numa época em que a sociedade brasileira luta pela preservação da Amazônia? O IPHAN será cego e surdo ao clamor da nossa população? Será cúmplice de um dos maiores desastres ambientais nos arredores de Manaus?

O Tombamento do Encontro das Águas é inadiável, urgente. Se isso não acontecer, todos nós, brasileiros, perderemos uma paisagem que é também um símbolo vivo da nossa história e da nossa vida.

(*) É escritor com reconhecido valor mundial pela densidade de suas obras. Mensagem enviada ao Movimento S.O.S. Encontro das Águas. http://www.miltonhatoum.com.br/

Foto: Valter Calheiros

Nenhum comentário: