segunda-feira, 9 de março de 2009

CRIANÇA TUKANO DEIXA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

A direção do Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV), informou ao NCPAM, que a criança Tukano, de 12 anos, mordida por uma cobra jararaca, no dia 3 de janeiro, com primeira internação em Manaus, no Pronto Socorro João Lúcio, onde seria mutilada pelos profissionais de saúde, recebeu alta médica do HUGV, no dia 5 de março passado.

O diretor Raymisson Monteiro, declarou que “a recuperação foi impressionante, devendo fazer o curativo regulamente”. O fato corrente é que no pronto socorro do Estado os médicos impediram a participação dos pajés Tukano de São Gabriel da Cachoeira, do alto rio Negro, no tratamento da criança, o que repercutiu nacionalmente.

No HUGV, os profissionais de saúde interagiram com os pajés numa troca de saberes, contribuindo, segundo a direção do hospital, para a recuperação da criança. No momento, o diretor Raymisson Monteiro está propondo um grande seminário sob o tema “Troca de Saberes” para que os profissionais de saúde possam investir ainda mais em sua formação profissional.

Para Manoel Moura, que é um intelectual Tukano, “muitos profissionais, não somente da área de saúde, todos os profissionais precisam ser reciclado, lapidado e capacitar seus cinco sentidos físicos e espirituais, porque sem preparo desses sentidos não terão condições de atender outro ser humano de diferente cultura. O profissional deve abraçar a sua profissão e valorizar, principalmente os da área de saúde”.

Ainda mais, explica Moura, a intolerância nos marca muito porque “faz tempo que os Pajés vêm sendo discriminados pelos lideres das Igrejas e hoje por alguns profissionais de Saúde, por não conhecerem a cultura, costumes e línguas diferentes. E vejo que cada ser humano deve estudar e conhecer o outro e os seus valores”.

Em nossas comunidades, “o pajé é grande figura, respeitado e muito procurado, quando surge algum problema de saúde. Isto é, qualquer hora do dia e da noite, deve estar de prontidão para atender qualquer chamado, é ordem do grande Espírito, se não atender esta ordem ele sofre uma punição. O pajé também informa os novos lideres que irão dirigir as comunidades. Ensina como adquirir poder sobre a natureza para curar, deixando viva a tradição da comunidade”, conclui.

Nenhum comentário: