sexta-feira, 20 de março de 2009

CARAVANA DAS ÁGUAS E A FORÇA DO JACURARU

O lagarto Jacuraru (foto) presente na floresta amazônica é um desses bichos silvestres a enfrentar as cobras venenosas de nossa região. Vai ao embate e quando se sente enfraquecido, estrategicamente, recorre ao antídoto, uma erva natural que impulsiona a lutar até vencer o bicho peçonhento. O comportamento do Jacuraru foi usado por um dos comunitários do Lago do Aleixo em comparação ao embate que enfrentamos contra os peçonhentos da política, que querem construir o complexo portuário nas mediações do Encontro das Águas, destruindo as Lajes e poluindo todo o ecossistema do maravilhoso cartão postal que é o nosso Encontro das Águas.

Movido pela força do Jacuraru, neste domingo (22) de março, quando se comemora o Dia Mundial das Águas, realizaremos a III Caravana SOS Encontro das Águas. O ato que se fará em parceria com o Sindicato dos Pescadores do lago do Aleixo conta com o apoio da AMANA - Associação Amigos de Manaus, o Núcleo de Cultura Política do Amazonas, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos, e os comunitários organizados do Lago do Aleixo.

Ao todo, cinco barcos estarão à disposição dos militantes e simpatizantes da luta pelo tombamento das Lajes e do Encontro das Águas contra a construção do Porto das Lajes.

A Caravana sairá às 08h00 da Bola do Coroado, segue para o Mirante do Encontro das Águas e depois para o flutuante 11 de Maio. Dali a Caravana sairá rumo ao Encontro das Águas, com retorno previsto para as 12h00.



Enquanto isso, na segunda-feira (16) iniciou-se em Istambul, na Turquia, o V Fórum Mundial da Água, prolongando-se até domingo (22). Mais de 20.000 pessoas de todo o mundo participam do Fórum, que tem sido o principal evento sobre água no mundo e tem o objetivo de inserir o tema na agenda internacional. “Consideramos que o V Fórum será um sucesso se cada um de nós, os políticos, as empresas, bem como as ONGs, os sindicatos, toda a sociedade civil, participarem da troca de idéias, para dialogar e enfatizar soluções concretas para fazer frente aos problemas que perturbam o futuro da água no mundo”, diz Loic Fouchon, presidente do Conselho Mundial da Água.

O evento é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água, em colaboração com o país anfitrião. Em sua quinta edição, o Fórum contou com a participação de uma representativa delegação da América Latina, incluindo ministros, parlamentares, autoridades locais e especialistas de todo o continente. Registra-se entre eles a participação do senador João Pedro do PT do Amazonas.

Nossa Agenda: Na quinta-feira (19) professor Ademir Ramos representou o Movimento no debate da Amazon Sat juntamente com a líder comunitária Valdenora Cruz, o programa foi ao vivo para todo o Brasil. Em Tabatinga, no alto rio Solimões, fronteira com o Brasil, Colômbia e Peru, desde segunda-feira (16) o coordenador da AMANA, Rogelio Casado participa da SBPC discutindo sobre a praga do Porto das Lajes entre outras que ameaçam o nosso Amazonas. Na mesma quinta-feira (19), o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas Cesar Wanderley entregou em mãos do Diretor da Fundação SOS Mata Atlântica, Mario Cesar Montovani, durante os debates promovidos pela Fundação Amazônia Sustentável, manifesto denunciando a criação do Porto das Lajes. O fato gerou constrangimento ao secretário Virgílio Viana, que bateu em retirada antes do encerramento da conferência, deixando o seu convidado a ver navios, em se tratando de porto. No Dia 22 realizaremos a Caravana das águas. No dia 27, na Colônia Antonio Aleixo realizaremos o Seminário: Desenvolvimento SIM, Depredação NÃO. Dia 30 participaremos do Fórum das Águas na Assembléia Legislativa do Estado com a presença do Ministro do Meio Ambiente. No dia 14 de abril realizaremos na Assembléia Legislativa do Estado a Audiência Pública contra a construção do Porto das Lajes.


Alerta Geral: Os assessores dos empresários da Log In Logística Intermodal depois de nossa participação no Programa “Encontro com o Povo” pressionaram a direção do programa para participarem também do debate pelo Amazon Sat. Em respeito à isonomia, a direção lhe concedeu espaço para o dia 1 de abril, no dia da mentira, até agora não confirmaram presença. Da mesma forma agiram no Ministério Público Federal, assim que realizamos nossa audiência com a Procuradora da República recorreram também para ser ouvido. E assim, mesmo com toda a grana estão vindo a reboque do Movimento SOS Encontro das Águas.

Nenhum comentário: