quinta-feira, 5 de março de 2009

COMO A LOG-IN SE APRESENTA PARA OS ACIONISTAS

A Log-In Logística Intermodal assinou acordo de investimentos com a Juma Participações para desenvolver projeto de implantação de um Terminal Portuário em Manaus, em área de 600 mil metros quadrados, com investimento anunciado de R$ 200 milhões.

Log-In teve origem na Companhia Vale do Rio Doce - Vale, mundialmente reconhecida por sua competitividade no setor de mineração, competitividade esta suportada em parte pela experiência no desenvolvimento de soluções logísticas que permitissem a venda de seus produtos a vários mercados. O desenvolvimento destas soluções internas, principalmente, para exportação de minério de ferro, ao longo dos anos foi sendo compartilhada com terceiros, que utilizavam os serviços baseados nos ativos logísticos da Vale para movimentação de seus produtos, seja na importação, exportação ou mercado doméstico.

Fomos efetivamente constituídos em 1973 sob a denominação social da Navegação Rio Doce Ltda. Em 1998, fomos transformados em uma sociedade anônima e passamos a adotar a denominação social Navegação Vale do Rio Doce S/A - DOCENAVE. Em 2007, tivemos nossa denominação social alterada para Log-In - Logística Intermodal S/A.

Entretanto, podemos considerar como marco inicial de nossa história na prestação de serviços dedicados a contêineres o ano de 1998, quando nossa subsidiária TVV - Terminal de Vila Velha S.A., na época controlada pela Vale, assinou o Contrato de Arrendamento para operação de um terminal de contêineres no porto de Vitória, no Estado do Espírito Santo.

A assinatura do contrato para a administração e operação do TVV foi conseqüência da promulgação da Lei dos Portos, que previa a outorga pelo Poder Público de concessões para exploração dos portos organizados para entidades privadas. Em outubro de 1995 iniciou-se o programa de privatização nos portos contemplando, entre suas ações, a participação da iniciativa privada nos investimentos em ampliação e modernização dos portos. O TVV era um dos terminais portuários que faziam parte desse programa.

Em 1999, identificamos uma oportunidade de negócio no transporte de contêineres através da navegação costeira e iniciamos a prestação desse tipo de serviço interligando os principais portos localizados na costa leste da América do Sul através de cinco navios que afretamos da Frota Oceânica.

Ainda em 1999 nossa subsidiária PSC Terminais Intermodais, na época controlada pela Vale, celebrou com a Secretaria da Receita Federal - SRF o contrato de alfandegamento do Porto Seco do Cerrado, terminal intermodal terrestre localizado em Uberlândia, Minas Gerais, que possui conexão ferroviária com a Ferrovia Centro Atlântica - FCA. Em 2001, a Vale iniciou a operação do nosso serviço Trem Expresso na FCA, que consiste num serviço intermodal porta-a-porta, que opera trens diários em rotas e horários pré-definidos.

O ano de 2002 foi um marco na logística da Vale notadamente para os serviços dedicados a contêineres, e também na nossa história. Neste ano ocorreu uma reorganização do serviço de navegação costeira através de três pilares: (i) mudança no modelo de fretamento dos navios; (ii) implantação de escritórios comerciais e operacionais próprios nas regiões de atuação; e (iii) renegociação dos contratos de aluguel de contêineres que passaram a ser de longo prazo.

Em 2005 a Vale adquiriu junto ao governo estadual da Bahia a área onde em março de 2006 foi inaugurado o Terminal de Camaçari (TERCAM). Ainda em 2005 foi criada a Docenave Argentina, atualmente Log-In Mercosur S.R.L., que tem sede em Buenos Aires, na Argentina.

Em dezembro de 2006, de maneira a integrar e otimizar ainda mais a prestação dos Serviços Intermodais, foi realizada uma reestruturação operacional na Vale, onde todos os ativos relacionados à prestação dos Serviços Intermodais foram agrupados sob o nosso controle. Essa reestruturação operacional incluiu a transferência do controle da PSC Terminais Intermodais e do TVV - Terminal de Vila Velha S.A. para nós, bem como a transferência de alguns ativos relacionados ao Trem Expresso, incluindo o TERCAM.

Nosso IPO aconteceu em junho de 2007, quando nossas ações foram listadas no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo - Bovespa.

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