Visita ao campo de trabalho. O NCPAM com o apoio do SEBRAE Amazonas visitou nesse sábado (28) os catadores de lixo da comunidade Monte das Oliveiras, nas adjacências do Bairro de Santa Etelvina, situado na Zona Norte de Manaus, para conferir dados e definir estratégia de formação relativa às Oficinas a serem oferecidas a esses trabalhadores, no próprio bairro, a partir do próximo sábado (04), das 14 às 17 horas, na Igreja do Preciosíssimo Sangue. O Programa conta com o apoio da Pró-Reitoria de extensão da Universidade Federal do Amazonas, em parceria com o Instituto Ambiental Dorothy Stang, que representa os catadores nessa articulação.
O programa do NCPAM contempla os projetos aprovados no Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE) para o primeiro semestre de 2009, concentrando esforço na formação continuada, com foco no empreendedorismo comunitário e na apropriação das ferramentas da internet, com objetivo de potencializar os atores quanto à competitividade no mercado dos reciclados e demais segmentos, buscando agregar valor aos seus produtos, gerando trabalho e renda.
O encontro dos estudantes pesquisadores do NCPAM com as mulheres catadoras foi marcado por perguntas e considerações, visando compreender melhor a dinâmica de trabalho e sua perspectiva de mercado. Essa relação será recorrente nas Oficinas, gerando entre os alunos pesquisadores e os catadores de lixo uma reciprocidade aprendiz, resultando em dois produtos. O primeiro será a construção de um Plano de Negócio para esses trabalhadores e o segundo é a Elaboração de um Blog comunitário (uma página eletrônica) para dar mais visibilidade aos seus produtos e ampliar a comunicação em rede, promovendo também a inclusão dos filhos dos catadores nesse processo de trabalho.
O programa está aberto e pretende interagir com outros parceiros, que já vem implementando projetos da mesma relevância, visando à satisfação dos participantes quanto à aprendizagem e a realização de seus objetivos operacionais.
Um comentário:
Atividades como essa devem ser seguidas e realizdas por todas as instituições do Amazonas. O Estado é rico, mas a concentração de riquezas faz com que muitos sejam desfavorecidos das oportunidades de inclusão social no amazonas.
Postar um comentário