terça-feira, 17 de março de 2009

GRITA GERAL EM DEFESA DO LAGO DO ALEIXO

Os comunitários do Lago do Aleixo na Zona Leste de Manaus, capital do Estado do Amazonas, área a ser impactada pela possível construção do complexo portuário das Lajes, nas confluências do Encontro das Águas, recorrem ao Ministério Público para combater a praga da especulação imobiliária que vem se espalhando na orla do Lago, provocando danos irreparáveis a fauna e flora desse ecossistema, bem como a qualidade de vida desses moradores. O documento encaminhado às autoridades reivindica que essa área seja protegida imediatamente, em respeito ao meio ambiente e a população de Manaus.

Nós moradores das comunidades que formam a Colônia Antônio Aleixo e adjacências. Estamos por meio desta denunciando às autoridades competentes, ação ilegal de indivíduos inescrupulosos, que agindo em nome de uma instituição denominada “Caixa Beneficente da Colônia Antônio Aleixo”, estão comercializando áreas da orla (margem) do Lago do Aleixo.

Por conta da anunciada implantação do malfadado Porto das Lajes, é grande a especulação em toda a orla do referido lago, por parte de forasteiros em busca de adquirir lotes as margens do citado lago, para construção de estaleiros para confecção de balsas. Apelamos às autoridades competentes que intercedam junto ao Ministério público Estadual e Federal, no sentido de coibir essa prática ilegal e que será mortal para a existência do Lago do Aleixo.

É de conhecimento público, que as margens de lagos, rios e igarapés são propriedades da União Federal, devem ser defendidas e protegidas pelos órgãos competentes, e não podem jamais ser comercializadas.

Aproveitamos a oportunidade para solicitar às autoridades competentes que interceda junto aos setores competentes, para que o Lago do Aleixo seja oficialmente reconhecido como área de turismo, lazer e preservação ecológica, esse importante patrimônio da natureza necessita urgentemente de uma lei que o defenda da ação criminosa dos predadores e gananciosos.

O Lago do Aleixo é naturalmente belo, o mesmo apesar de nunca ter recebido um único benefício em sua estrutura, por parte do homem, pelo contrário, só recebe ataques e golpes mortais, mesmo assim, continua existindo e resistindo a tudo e a todos, dando a entender que sua missão é existir para gerações futuras e por tempo indeterminado.

Por sermos sabedores da atenção e seriedade com que o Ministério Público cuida de causas dessa natureza, temos certeza que providências imediatas serão tomadas.

Foto: NCPAM

Nenhum comentário: