terça-feira, 24 de março de 2009

ELEIÇÃO PARA REITORIA DA UFAM




Nesta terça-feira (24) os candidatos a reitoria para Universidade Federal do Amazonas (UFAM) participaram de um caloroso debate no auditório Eulálio Chaves, no campus universitário, quando expuseram suas propostas e defenderam seus projetos, visando o fortalecimento da instituição e a efetividade de suas obras tanto na capital quanto no interior do Estado em seus diversos segmentos.

O debate foi mediado pelos representantes da Associação dos Docentes (ADUA) e da Associação dos Servidores (ASSUA), contando com a presença de todos os candidatos – Sylvío Pulga, Nelson Fraiji, Gilson Monteiro e Márcia Perales -, iniciando as 9 e se prolongando até às 12 horas.

Por ser a única candidata mulher, a professora Márcia Perales buscou estabelecer um vinculo com os seus eleitores, destacando as políticas de gênero e fundamentando o seu projeto na experiência implementada a frente da pró-reitoria de extensão. Os demais candidatos segundo o aluno Armando Freitas apresentaram “só blá-blá-blá”.

Comentários a parte, registra-se também a estratégia do candidato Gilson Monteiro, que em todos os debates reivindica da comunidade acadêmica “respeito, carinho e atenção”. Dessa vez, recorrendo à interatividade eleitoral identificou na platéia uma professa que a convidou a subir no palco para lhe dar um abraço, que para ele “estendia-se a toda a universidade”.



Os candidatos levaram suas “galeras”, aplaudindo e manifestando apoio. O auditório que comporta 600 pessoas estava lotado, permitindo uma ampla discussão sobre a presença da UFAM na Amazônia, bem como sua competência intelectual frente à pesquisa, ensino e extensão no contexto da gestão e efetivação dos projetos políticos pedagógicos de cada curso tanto na graduação como na pós-graduação.

A eleição é um espaço democrático para se conferir a participação e o compromisso de todos, alunos, técnicos e candidatos, na perspectiva de se garantir a gratuidade do ensino com qualidade e competência pautada numa gestão responsável e participativa.

A eleição será no dia 02 de abril, quando a comunidade da UFAM escolherá o melhor candidato para gerir o futuro da instituição para o quadriênio (2009/13), fazendo valer a presença da UFAM em todos os fóruns promotores da ciência e do desenvolvimento humano na Amazônia
.

Nenhum comentário: