segunda-feira, 30 de março de 2009

REUNIÃO DE GT INDÍGENA DO MINISTÉRIO DA CULTURA

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, promove a partir desta segunda-feira (30) até terça-feira (31), a primeira reunião do ano do Grupo de Trabalho (GT) para Identificar Políticas Públicas para as Culturas Indígenas. O encontro - que será realizado das 9h às 19h, no Lake Side Hotel (SHTN, Trecho 1, Lote 2), e aberto pelo secretário Américo Córdula, da SID/MinC - objetiva o debate de novas diretrizes e de ações, projetos, programas e políticas públicas em diferentes níveis da administração pública.

Um dos principais assuntos a ser tratado na reunião é a elaboração da minuta do Plano Setorial, que será discutido no âmbito da II Conferência Nacional de Cultura e do Colegiado Setorial das Culturas Indígenas, vinculado à cadeira do segmento no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). Para tanto, a convocação dos membros do GT tem como objetivo pensar estratégias de encaminhamento do processo eleitoral necessário à formação do Colegiado Setorial, garantindo a representatividade dos diversos povos indígenas.

As reuniões do GT Indígena constituem um importante momento em que seus membros, em nome das diversas entidades representativas dos povos indígenas, juntamente com os representantes das instituições governamentais, dão prosseguimento ao rico e produtivo processo de discussão dos problemas dessas comunidades e das soluções propostas para a preservação, fomento e visibilidade das expressões das culturas indígenas no Brasil, resultando em propostas e indicativos para as políticas públicas.

GT Indígena - Instituído em abril de 2005, por meio da Portaria nº 62, com a finalidade de indicar políticas públicas que visem abarcar a cultura indígena, é composto por representantes do poder público, da sociedade civil organizada e de lideranças dos povos indígenas de todas as regiões do Brasil. Após um ano de criação, o GT Indígena apresentou um documento elencando as prioridades de ação para atender os anseios e as singularidades das culturas indígenas.

Amazonas - A Coordenação das Organizações Indígenas do Amazonas (COIAB) se faz presente através do ator Fidelis Baniwa, segundo nos informou o coordenador da COIAB Jesinaldo Sateré, que se encontra em Parintins a caminho de Nhamundá, no Amazonas, para participar da Assembléia de Fundação da Federação dos Povos Indígenas do Baixo Amazonas.



Nenhum comentário: