sexta-feira, 20 de março de 2009

A PRÁTICA ACADÊMICA E OS NOVOS PARCEIROS

A prática acadêmica requer dos docentes e discentes estreita participação nos campos dos saberes, principalmente, em se tratando de uma formação profissional qualificada capaz de operar no universo amazônico. O NCPAM, como núcleo de pesquisa, foi criado para promover essa conexão dos saberes, incentivando ações dialógicas entre o Ensino, Pesquisa e Extensão fundamentadas nas determinações Amazônicas.

No primeiro momento enfrenta-se o vício do eruditismo inócuo, que se qualifica pela cultura dos bacharéis à moda da tradição escolar brasileira sob o viés do positivismo encastelado nas instituições de ensino. Quando não, as práticas são reduzidas a tarefas, que visam treinar discentes para o fito de determinado objetivo seja em atenção ao projeto político pedagógico ou a serviço de um partido político.

Tanto uma quanto outra transforma o docente e discente em tarefeiro impondo viseira, que impossibilita conceber o pensamento plural e promover uma prática política participativa.

O NCPAM optou pela crítica social pautando na cultura política sua prática pedagógica convergente. Nessa perspectiva temos discutido os novos projetos de trabalho, primando pela transversalidade dos estudos, definindo também meios e modos qualificados para formular e operar políticas públicas ou privadas capazes de responder em suas diversas instancias as demandas relativas à implementação de políticas de desenvolvimento humano.

Ademais, os projetos de trabalho tem conseguido ampla articulação com segmentos afins na busca de fortalecer as organizações sociais e instrumentalizar docentes e discentes na construção dos problemas a ser formulados em seus projetos de estudos tanto na graduação como na pós-graduação. Registra-se aqui a recente aprovação dos alunos pesquisadores do NCPAM nos mestrados de sociologia e antropologia.

Para esse primeiro semestre do ano em curso focamos nosso esforço na produção de um documentário sobre a Praça 14 de Janeiro de Manaus; realização de um levantamento preliminar da Paisagens Culturais do Bairro de São Raimundo com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional; participação efetiva no Movimento SOS Encontro das Águas sob a direção do Conselho Comunitário da Colônia Antonio Aleixo, bem como a efetiva realização de dois projetos de Extensão voltados para o Empreendedorismo Comunitário e Digital na comunidade Santa Etelvina e Monte das Oliveiras com o apoio do SEBRAE Amazonas.

O SEBRAE também, como parceiro apoiará o NCPAM na Exposição SOS Encontro das Águas, em formato de banners, que deverá servir como instrumento de sensibilização e conscientização junto aos empreendedores ribeirinhos do Lago do Aleixo, os primeiros a sofrerem as conseqüências do impacto ambiental da expansão do Pólo Industrial de Manaus, assim como, caso ocorra, a construção do Porto das Lajes.

No curso de nossas ações buscamos novos parceiros que possam contribuir diretamente para nossas publicações por meio do Fundo Editorial do NCPAM. O chamamento está feito contamos somente com o seu apoio.

Nenhum comentário: