quinta-feira, 19 de março de 2009

SOS ENCONTRO DAS ÁGUAS NO AMAZON SAT

O canal temático Amazon sat da rede Amazônica de Televisão, repetidora da TV Globo, no Estado do Amazonas, leva ao ar nesta quinta-feira (19) às 18h – horário de Brasília - o Programa Encontro com o Povo, sob a questão do Porto das Lajes, complexo portuário que se pretende construir na confluência do cartão postal de Manaus, que é o nosso Encontro das Águas.

O Encontro com o Povo é um programa de entrevista formatado em 4 blocos, com audiência nacional e internacional, sob o comando do renomado jornalista Humberto Amorim, que convidou para essa quinta-feira, o antropólogo e coordenador do NCPAM, professor Ademir Ramos e a líder comunitária da Colônia Antonio Aleixo, Valdenora da Cruz Rodrigues, representante do Movimento de Reintegração dos Hansenianos (MORHAN).


Tanto o NCPAM como o MORHAN integram o Movimento SOS encontro das águas, que é coordenado pelo Conselho Comunitário da Colônia Antonio Aleixo com a participação da Associação dos Amigos de Manaus (AMANA) e outras organizações populares, visando barrar a construção do Porto nas Lajes e nas mediações do Encontro das águas.

A empresa proponente é a Log In Logística Intermodal com capital da BOVESPA e Companhia Vale do Rio Doce, sendo representada em Manaus pela Lajes Logística S/A.

O empreendimento proposto situa-se a margem esquerda do Rio Negro, no Bairro da Colônia Antonio Aleixo, menos de 1 km da linha do Encontro das Águas, compreendendo uma área de 600 mil m2 enquanto o Porto Flutuante de Manaus, construído pelos ingleses no inicio do século XX, mede menos de 100 mil m2 e fica situado aproximadamente a15 km da linha do Encontro das Águas.

Os comunitários afirmam que “não são contra a construção do Porto só não aceitam que seja feito nas Lajes e nem tampouco nas confluências do cartão postal de Manaus”. Com suas manifestações esperam que tanto o governo e os empresários cumpram sua responsabilidade social e ambiental, deslocando para outro lugar o empreendimento. O que requer novos Estudos de Impacto Ambiental e de Vizinhança.

O Programa é ao vivo (19h Manaus) e os telespectadores poderão formular perguntas aos entrevistados, ampliando o debate, fazendo valer a defesa do meio ambiente em favor da presente e futuras gerações, numa perspectiva do desenvolvimento sustentável e economicamente justo.

Nenhum comentário: