quarta-feira, 25 de março de 2009

PARTICIPE DO I SEMINÁRIO AMBIENTAL DO LAGO DO ALEIXO


Em Manaus, nesta sexta-feira (27) das 8 da manhã até as 18 horas, os comunitários do Lago do Aleixo, estarão participando do I Seminário Sócio-ambiental do Bairro Colônia Antonio Aleixo para se definir estratégias que possam garantir a vitalidade do Lago como patrimônio ambiental dos comunitários, recorrendo às empresas instaladas nos arredores do Lago para que cumpram com sua responsabilidade social e ambiental protegendo a vida e conservando a beleza natural do exuberante Lago do Aleixo.

Os organizadores do evento esperam “contribuir para disseminar conhecimento técnico-científico, empírico e político para promover ações que responsabilizem cada vez mais os órgãos ambientais do Estado no cumprimento da legislação, monitorando a relação homem e natureza”.

Manifeste sua solidariedade aos comunitários, que no momento estão lutando para elaborar um plano de manejo para o Lago e barrar uma vez por toda a construção do Porto das Lajes, que ameaça o majestoso Encontro das Águas, o Sítio Geológico das Lajes e a qualidade de vida dos moradores.

Programação:

8h - 8h30: Recepção e credenciamento dos participantes;
8h30 -8h45: Abertura oficial do seminário / composição da mesa;
8h45-9h: Apresentação
9h-9h30h: Palestra inicial:
Licenciamento e Controle Ambiental na Cidade de Manaus.
Realidade sócio-ambiental do Bairro Colônia Antonio Aleixo.
Conselho Gestor Sócio-Ambiental / Coordenadora do
MORHAN - Manaus, Valdenora da Cruz;
Licenciamento e Controle Ambiental na Cidade de Manaus /
Representante do IPAAM;

9h30-10h: Segunda palestra: Realidade sócio-ambiental do Lago do Aleixo / Assistente
Social, Isaque Dantas;
10h-10h30: Terceira palestra (a combinar)
10h30-11h: Manifestação da plenária;
11h-11h30- Posicionamento da mesa;
11h30-11h45: Leitura da programação para o período da tarde;

11h45-14h00: Almoço;
14h -14h15: Composição da mesa;
14h15 - 15h: Quarta palestra: Porto das Lajes;
15h - 15h30: Quinta-palestra (a combinar)
15h30-16h: Sexta-palestra: Impactos de vizinhança / Pe. Guilherme Cardona;
16h-16h30: Manifestação da plenaria;
16h30-17h: Considerações da Mesa;
18h: Encerramento do Seminário;

Inscrições gratuitas:

1- Na sede do Clube de Mães Irmã Ruth Moura, Avenida Getulio Vargas, s/n, próximo a
praça central. Tel: (92) 3618/5293 (tarde);
2- Dia do Seminário no Centro Social Frei Miller;

Informações: Centro Social e Educacional do Lago do Aleixo, Tel: (92) 3618/ 5221
(manhã);

Orientação: Termo de Ajuste de Conduta (TAC) e o Direito Ambiental.
Dr. Fernando Dantas da UEA

Assessoria: Universidade Federal do Amazonas; Universidade Estadual do Amazonas; Faculdade Martha Falcão

PROPOSTA PARA DISCUSSÃO

As prioridades indispensáveis para o desenvolvimento, realmente sustentável, das comunidades do Lago Aleixo. Em primeiro lugar a revitalização e preservação do seu maior patrimônio, que é o Lago seguido dos serviços necessários para sua revitalização:

Dragagem (desassoreamento) total ao longo de todo o leito do Lago, desobstrução de todas as suas nascentes e bocas (entradas e saídas do lago para o rio Amazonas); reflorestamento das margens. Atenção: é importante e indispensável que neste reflorestamento sejam utilizadas somente espécies da flora nativa destas áreas que são inundáveis periodicamente.

Beneficiamento dos vários portos (finais de ruas que se limitam com o lago) e que são imensamente utilizados por todos moradores e visitantes, como porto de embarque e desembarque de pessoas e também como área de balneabilidade (banho).

Que todos os empreendimentos aqui instalados públicos ou privados, que jogam dejetos químicos ou fecais no Lago do Aleixo, sejam dotados de estação de tratamento para que a revitalização do lago realmente atinja o objetivo esperado.

Que o trecho situado na curva da entrada do bairro 11 de Maio, de onde se tem uma vista fantástica para o Lago do Aleixo, para o rio Amazonas e para o Encontro das Águas, trecho esse que é formado por uma grande cratera que há muitos anos vem sendo utilizada para deposito de serragem da serraria Pereira e palco de muitos crimes, estupros, assaltos, seja revitalizado imediatamente voltando a ser um dos nossos cartões postais.

Feito isto, após ser retirada toda a serragem ali depositada, seja aterrado com aterro que vai ser retirado do leito do Lago do Aleixo e transformado em uma bela e espaçosa praça, para servir de lazer de todos os moradores e visitantes, valorizando o lugar como mirante das águas.

Que se construa um centro cultural para realizações de eventos relativos à cultura, a valorização da comunidade e do meio ambiente

Duplicação, calçamento e iluminação da estrada da Colônia Antônio Aleixo. Assim como a reforma e ampliação das escolas da comunidade, que estejam necessitando desses serviços.

Um benefício que é de interesse tanto dos moradores da Colônia Antônio Aleixo quanto da comunidade Bela Vista é a construção da ponte interligando os dois bairros, a falta dessa ponte dificulta muito a vida dos moradores do bairro Bela Vista, principalmente das crianças e adolescentes que estudam nas escolas da Colônia e que dependem de catraia, quando o rio está cheio, durante a seca têm que encarar o lamaçal em que se transformou o leito do Lago do Aleixo.

Nenhum comentário: