terça-feira, 24 de março de 2009

RECONHECIMENTO E APROVAÇÃO DO SÍTIO DAS LAJES PELA SIGEP

O processo de reconhecimento do Sítio geológico das Lajes é uma iniciativa da geóloga e professora Elena Franzinelli, em parceria com o geólogo e Professor Hailton Igreja, ambos da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que formalizaram juntos à Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (SIGEP) protocolo, visando sua avaliação e a aprovação deste que é um “excepcional atrativo ecoturístico da cidade de Manaus”, como bem qualificou um dos parecerista do processo Carlos Schobbenhaus.

O Sitio geológico Ponta das Lajes situa na Zona Leste de Manaus a margem esquerda do rio Negro, na confluência do Encontro das Águas (rio Negro com Solimões) e caracteriza-se, segundo os proponentes do processo, por uma saliência de rochas silicificadas da formação Alter do Chão cretácica, que se estende em direção ao centro do rio na base de uma falésia com cerca de 90m de altura. A Ponta está localizada no nível da água no período de seca, sendo encoberta pela água nas estações de chuva e de cheia dos rios.

Para os pesquisadores, “os sedimentos silte-argilosos silicificados mostram extratificações cruzadas típicas de planície de inundação, sobrepostos por arenitos grosseiros com extratificações cruzadas acanaladas de grande porte. Em alguns locais são observadas estruturas de chamas em contato entre as duas unidades. No arenito ocorrem também estruturas tectono-sedimentar e feições resultantes de processos de fluitização”.

A Ponta das Lajes está localizada próximo ao ponto de máxima profundidade do rio (aproximadamente 90m) e em frente à ilha do Careiro formada por depósitos holocênicos. Isso evidencia a ação neotectônica no local.

“A Ponta das Lajes, além de oferecer subsídio para a interpretação do ambiente de deposição da Formação Alter do Chão na parte central da bacia Amazônica, é também ponto chave para a definição das estruturas da neotectônica que influenciou a origem da logística do Encontro das Águas”, explicam os professores da UFAM.
O processo em curso já foi aprovado pela SIGEP, destacando a importância do Sítio geológico das Lajes pelas seguintes razões: Geográfica: Por sua posição em frente ao Encontro das Águas dos rios Solimões e Negro; Geológico: Devido à ocorrência de estruturas sedimentares que facilitam a interpretação do ambiente de sedimentação da Formação Alter do Chão; Tectônico: ao longo do lineamento Aleixo; Histórico: Tendo em vista que o primeiro núcleo da cidade de Manaus foi instalado próximo ao local proposto.

O parecer científico emitido pelo membro da Comissão de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e do SIGEP, Carlos Schobbenhaus que justifica a aprovação da proposta de reconhecimento do Sítio geológico das Lajes de Manaus fundamento-se nos seguintes argumentos da ciência geológica:

“A proposta relaciona-se a um importante sítio do conhecido ‘Arenito Manaus’, assim referido pelos primeiros pesquisadores que o estudaram e, posteriormente, incorporado como uma fácies sedimentar na Formação Alter do Chão, unidade do Cretáceo Superior que se estende ao longo do Amazonas por quase 1.000 km, até próximo a Belém. Os primeiros estudos com enfoque sobre a litoestratigrafia e do arranjo tectono-estrutural aflorantes na região da cidade de Manaus foram desenvolvidos por um dos proponentes da presente proposta (Franzinelli & Piuci, 1988)”.

O parecerista afirma também, que se “trata de uma importante exposição do Mesozóico na calha do Amazonas, junto ao Encontro das Águas, excepcional atrativo ecoturístico da cidade de Manaus. Adicionalmente, o sítio proposto tem interesse para o conhecimento dos efeitos da Neotectônica no local. O ‘Arenito Manaus’ tem também importância histórico-cultural relacionada ao sítio de construção da cidade de Manaus. Aprovo o sítio proposto e também os nomes dos proponentes para a descrição do mesmo”.

Com a aprovação desse processo junto à academia de ciência do Brasil que é a SIGEP, o empreendimento do Porto das Lajes encontra-se inviabilizado, devendo ser rechaçado imediatamente sob pena da empresa Log-in Logística Intermodal bancada pela BOVESPA e Companhia Vale do Rio Doce cometer um crime contra a humanidade.


Site do SIGEP

Nenhum comentário: