quinta-feira, 5 de março de 2009

CENA NUM ENGARRAFAMENTO

Ricardo Lima*

Quando se está indo para a faculdade, imerso naqueles ônibus caindo aos pedaços, atolados de gente, com aquele calor desesperador, sob o tédio e o peso destruidor da rotina, é quase impossível notar algo interessante que possa valer uma crônica, um conto ou um registro que seja; todos estão sisudos, estressados, todos loucos para que o dia, mal começando, acabe — a coisa fica ainda pior quando nosso meio de transporte fica preso vários minutos num engarrafamento...

Mas foi exatamente numa manhã medíocre destas que notei algo que me estarreceu...

Era por volta de nove horas e trinta minutos. Eu estava sempre atrasado, sempre com sono... O coletivo, que por sorte estava quase sem ninguém, parou exatamente sob o viaduto da Recife; na época, o famigerado viaduto ainda estava em obras, portanto, o tempo de espera naquele cruzamento debaixo de um sol maldito era um dificílimos teste de paciência.

Como estava sentado num banco de janela, percebi que, num celta logo ao lado de onde me sentara, o motorista tentava violentar a moça que estava no banco do passageiro... A garota devia ter pelo menos quinze anos e o homem, lá pelos trinta, urgia em beijar a força a pobre rapariga.

Ela tentava a todo custo desvencilhar-se das investidas do seu algoz, erguendo os braços para proteger o rosto, mas o homem era insistente, muito insistente... Tive a impressão, pois não podia ver bem o rosto do agressor, que ele dizia coisas obscenas, com um riso sarcástico entre os lábios.

Quando o sinal abriu, ele parou por um momento, deixando a garota imersa em prantos, inclinada para frente, as mãos na face e os cotovelos apoiados no porta luvas e os cabelos assanhados.

Eu apenas observava, não sei se estupefato ou horrorizado, mas realmente detestei que ali não houvesse um único policial nem um guarda de trânsito...

Quando a fila parou novamente, pois naquela época ela ia com mais lentidão que uma tartaruga, o condutor tentou mais uma vez abusar da jovem, desta vez ele forçava passar as mãos pelas coxas dela e pelos seus os seios, e a garota, mais uma vez, angustiada, com lágrimas no rosto, desviou-se desesperadamente do violentador.

O sinal abriu e a fila desmanchou-se, assim como aquela hedionda visão que presenciei...

Hoje, fico imaginando como deveria ser a vida daquela adolescente e o que acontecera para ela ir parar exatamente ali. Entretanto, apesar de ela não saber, havia apenas uma testemunha, completamente impotente, do seu suplício...

*Editor e pesquisador do NCPAM.

4 comentários:

Anônimo disse...

Uma vergonha os estudantes da UFAM para ir as aulas, tendo que se espremer nesse coletivos lotados e ninguém faz nada!
Tudo pelo lucro dos empresários donos da TRANSMANAUS, o reitor não está nem ai para grande maioria dos alunos,ainda bem que este despreocupado já esta saindo!

Anônimo disse...

Enquanto os estudantes da UFAM aguentarem tudo calado,falta de estrutura no ICHL,e em toda UFAM,nossos chefes de departamento e o próprio reitor descompromissado com os alunos nunca tera vontade administrativa e politica de mudar as condições de transporte de acesso a toda a UFAM, assim como as precarias vias mal iluminadas que colocam em risco as vidas de alunos, servidores e professores da UFAM,nestas eleições de 02/04/2009 a UFAM não necessita mais ser saquedada e sim reformulada, já basta de oportunistas seja de que partido for da situação ou aliado, no Brasil da corrupção PEMEDEBISTA que renova com COLLOR, tudo e possivel menos levar a serio a EDUCAÇÃO SUPERIOR NAS UNIVERSIDADES!

Anônimo disse...

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFAM 20-VINTE ANOS DE PARALISIA E MARASMO!

Anônimo disse...

RENOVAR E PRECISO PRINCIPALMENTE O DEP.DE CIENCIAS SOCIAIS DA UFAM, ONDE O MARCO AURELIO SE ACHA O CARA, O DOUTOR NÃO É DE PROFESSORES DOUTOR ARROGANTES,MAQUIAVELICOS,PREPOTENTES E ANTI-SOCIAL QUE O CURSO NECESSITA E SIM DE UM MESTRE QUE CONTRUA ALGO JUNTO AOS ALUNOS, QUE DEIALOGUE QUE DE AULA DE VERDADE, QUE MOTIVE AS SUAS CLASSES, QUE SEJA MAIS HUMANO! A PERMANEBCIA DE TAIS FIGURAS NA DIREÇÃO DO CURSO SOMENTE PERPETUA-SE PELA COVARDIA,INERCIA DE SEUS ALUNOS EM ROMPER COM TAL SITUAÇÃO!AGUA MOLE PREDRA DURA TANTO BATE ATÉ QUE FURA!