sábado, 19 de setembro de 2009

EDUARDO BRAGA DISCUTE MEIO AMBIENTE COM O PAPA BENTO XVI

Em Mônaco(16), o governador Eduardo Braga e o príncipe Albert II.

Os aduladores paroquiais projetam seus líderes políticos como o centro do universo, principalmente, quando em seu território a ignorância ainda é cultuada na forma do pão e circo adicionado a isso, a massificação da mídia governamental, contrariando os princípios constitucionais da impessoalidade, moralidade, eficiência e publicidade, que sustentam a legalidade da ordem pública republicana. O registro do noticiário local, manchete acima, foi extraído do Jornal Em Tempo, na quarta-feira (16), um dia após a viagem do governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB) a Europa.

O Em Tempo, noticia que a partir desta data, o governador do Amazonas começa a cumprir uma série de compromissos no exterior defendendo a utilização e conservação racional dos recursos naturais. A missão governamental do Amazonas começa por Mônaco, onde ocorrerá o lançamento do projeto Floresta Amazônica Sustentável, seguido de um leilão de nove quadros amazônicos no Museu Oceanográfico.

Na Rússia, o governador do Amazonas busca estreitar as relações comerciais dentro do bloco econômico BRIC, que envolve aquele país, além do Brasil, Índia e China. A Federação Russa possui um dos subsolos mais ricos do mundo em recursos naturais, como petróleo, carvão, cobre, ferro, ouro e zinco, considerada uma superpotência energética. Entre as potencialidades de parceria com o Amazonas, destaca-se o interesse dos russos na área dos biocombustíveis.

Em 2008, as principais importações do Amazonas provenientes da Rússia foram óleo diesel (gasóleo), platina, paládio e ródio (brutos ou em pó), ligas de alumínio e borracha de butadieno. A exportação, por sua vez, ficou por conta de aparelhos de barbear não-elétricos e madeiras não coníferas. Atualmente, o intercâmbio entre Rússia e Amazonas também já vem sendo realizado no âmbito cultural com diversos músicos russos compondo a Orquestra Estadual Amazonas Filarmônica.

A viagem da comitiva do Governo do Amazonas à Europa encerra no Vaticano, onde Eduardo Braga será recebido pelo Papa Bento XVI. Entre os temas discutidos estarão a questão ambiental, assistencial e sócio-econômica, com destaque para as condições das populações que vivem nas comunidades mais distantes e que serão as primeiras a sofrer com as mudanças climáticas. No encontro, Eduardo Braga vai solicitar o apoio internacional do Papa na remuneração das florestas preservadas do mundo, quando da negociação das metas de emissão de carbono, assuntos que farão pauta da Conferência das Partes das Nações Unidas (COP-15) a se realizar em dezembro em Copenhagen, na Dinamarca.

A redação do NCPAM, a bem da verdade, informa que a Agência de Comunicação Oficial publicou no Portal do Governo, na quinta-feira (17), dois dias depois da viagem do governador a Europa, nota sob o título de Agenda, omitindo os nomes das autoridades parte da Comitiva do governador, bem como a data do seu retorno ao Estado. Indagado sobre o fato, o Deputado Luiz Castro (PPS) informou que a autorização legal é por 15 dias, mas depois dos 10 dias, o governador deverá apresentar a Assembléia Legislativa do Estado, o relatório de sua missão, “por sinal ficarei atento aos benefícios”, conclui.

Foto: AGECOM/AM.

Nenhum comentário: