quarta-feira, 2 de setembro de 2009

CULTURA NO FESTIVAL DE MAUÉS



N
esta sexta-feira (04), começa o Festival de Verão de Maués, município a 267 km de Manaus. A expectativa dos organizadores é receber 10 mil turistas no período do evento, que vai até o feriado de segunda-feira, 07 de Setembro. Aproveitando a Semana da Pátria, o município abre, com o Festival, o período de muito sol e praia. Ao todo, nessa época do ano, Maués ganha uma extensão de 70 quilômetros de praia. As principais atrações do Festival são as bandas Exaltasamba, sucesso em todo o país, e Skidum, esta considerada uma das maiores revelações da música baiana.


As manifestações dos festivais tem sido uma das principais estratégias da economia da cultura no Estado, valorizando o capital intelectual local como instrumento gerador de trabalho e renda. A matriz dessa iniciativa é o festival de Parintins. No entanto, os demais municípios do Amazonas vêm construindo sua própria identidade agregada a um determinado produto dominante material ou imaterial capaz de oferecer aos turistas descobertas e o prazer de “ser um local” a partir do consumo dos artefatos da cultura do território. Em Maués, o guaraná e as várias manifestações culturais dos índios Sateré-Mawé são atrações a serem apresentadas juntamente com outras chamadas de nacionais.

Segundo o prefeito Belexo, o município espera movimentar mais de R$ 1,5 milhão, no período da festa. Para esta edição, estão programadas 100 horas de música, competições esportivas e entretenimento. O palco do Festival será montado na praia da Maresia, um dos pontos turísticos mais visitados de Maués. A estrutura vai abrigar, além das atrações nacionais, talentos regionais, representados pelo Corpo de Dança de Maués (CDM) e de bandas de Manaus.


Para atender melhor os turistas, dezenas de barracas de comida, artesanato e bebidas serão montadas na praia e nas ruas de acesso ao palco principal. Somente na estrutura da festa estão sendo gerados mais de 400 empregos diretos, fora as pessoas que irão trabalhar durante o evento, além dos empregos indiretos. Ainda durante o período do Festival, será realizado o Festival de Gastronomia Regional, onde os moradores apresentam os pratos principais da região.


“Estamos investindo aproximadamente R$ 500 mil no Festival de Verão de Maués. É uma das festas mais importantes do interior do Amazonas e este ano a dimensão será ainda maior. Já estão programadas saídas de barcos de municípios como Boa Vista do Ramos, Parintins e Itacoatiara”, afirma o prefeito.

Nenhum comentário: