terça-feira, 15 de setembro de 2009

QUAL É AGENDA DO GOVERNADOR DO AMAZONAS NA EUROPA?



Em pauta, a viagem do governador do Estado do Amazonas Eduardo Braga (PMDB), a Europa. O Noticiário local, em nota periférica, informa somente que o governador viajaria hoje (15) em missão de Estado. Na agenda consta visita ao Vaticano, Itália, Mônaco e Rússia. No entanto, no site da Assembléia Legislativa do Estado e no Portal do Governo nada foi encontrado.

Na tradição democrática, o afastamento de um chefe de governo merecia transparência, publicidade e, principalmente, quando as razões apresentadas mereceram aprovação da Assembléia Legislativa do Estado, a quem compete votar autorização desse ato. Nesse caso, tanto o poder executivo quanto o legislativo sonegam ao povo do Amazonas informações relativas à viagem do mandatário do Estado, cabendo denuncia ao Ministério Público Estadual.

Na ausência de uma programação oficial fica-se apenas com as pílulas noticiadas nas colunas de opinião. Contudo, essas informações servem de baliza para se mensurar a grandeza do fato quanto aos interesses em pauta, que move o governador e sua corporação.

A palavra mágica que justifica a ausência de Eduardo Braga do Estado é, advinha se for capaz, meio ambiente traduzido em sustentabilidade. Dizem que na Itália, o governador do Amazonas vai ratificar acordo comercial sobre produtos madeireiros. Em Mônaco, dizem também que vai encontrar com o naturalista Jacques Cousteau, aquele que apelidou o boto vermelho de “boto cor de rosa”. Na Rússia deve negociar com empresários de uma fábrica de hidroaviões, na possibilidade de trazer para Amazonas com o aval do governo do Estado. Finalmente, no Vaticano deverá junto com a família visitar o Papa Bento XVI, dando explicações do abandono dos cristãos na arena política do Amazonas.

As especulações continuam. Passado uma semana o governador Eduardo Braga retornará a Manaus, falando de mais emprego a ser criado, investimento em turismo, novas certificações de madeira e por quê não, dizendo em seu programa de rádio que almoçou com o Papa e que Bento XVI pretende vir a Manaus para conhecer o Encontro das Águas, antes que se transforme num quintal da Log-In Logística Intermodal. Tudo é possível pela ausência de informação da agência do governo.

Nenhum comentário: