quinta-feira, 24 de setembro de 2009

MORRE EUGÊNIA BEÇA

Foto: Blog do Simão Pessoa

O escritor e jornalista Simão Pessoa noticia em seu Blog, que a Viúva do poeta Anibal Beça, a psiquiatra e professora Eugenia Turenko Beça faleceu na manhã desta quinta-feira (24), na Beneficente Portuguesa do Amazonas, onde estava internada desde segunda-feira (21).

Para o escritor, amigo da família Beça, “ela deve estar sendo recebida com festa pelo Anibal e o resto da turma e quando meu coração se acalmar, entro em detalhes sobre o assunto”.

Mas, enquanto Simão Pessoa se refaz do susto, o NCPAM mergulha na sonoridade do tempo para informar que há menos de um mês, no dia 25 de agosto, o Poeta Anibal Beça também partia para encontrar-se com os amigos numa kizumba na terra-sem-males, vivenciando uma “festa que nunca se acaba”.

Nesse ritmo de festa regrado a liturgia do ágape, com absoluta certeza a poesia faz-se presente, louvando a vida e seus momentos existenciais por tudo que é mais sagrado, como bem fez Anibal em seu tributo à mulher amada. Nesse imaginário poético sabemos que morrem os poetas e suas musas, mas a poesia vive em nossos corações e mentes, subvertendo a alma do povo e fazendo ver com largueza o mundo sem os óculos dos governantes autoritários, políticos corruptos e predadores ambientais. Conheça o chamamento do poeta a sua amada Eugênia, que acaba de partir.

SONETO PARA EUGÊNIA
Anibal Beça*


O tempo que te alonga todo dia
É aquele mesmo que olhas na paisagem
Tão distante e tão perto em ventania
Sitiando limites na viagem.

Desse mar que se afasta em maresia
O vago em teu olhar se faz aragem
Nas vagas que se vão em vaga via
Vigia de teus pés no vão das margens.

E o fio da teia vai fugindo fosco
Irreparável névoa pressentida
Nos livros que não leste, nesses poucos

Momento que sobravam da medida,
Angustia de ponteiros, sol deposto,
No tédio das desoras foge a vida.

Vida que bem mereces por inteiro,
E é pouca a que te dou de companheiro.

(*) 50 Poemas Escolhidos pelo Autor. Rio de Janeiro: Edições Galo Branco, 2007.

Nenhum comentário: