quinta-feira, 17 de setembro de 2009

IRMÃ MONTSERRAT: EM NOME DA VIDA!



Belmiro Viannez Filho*

Com o sorriso iluminado que descreve as pessoas realizadas, aquelasque fazem dos braços abertos e das mãos estendidas uma razão de viver e lutar, Irmã Montserrat Vives Vidal completa hoje (quinta-feira) dia 17 de setembro, 60 anos de consagração religiosa. Uma história dedicada e determinada a promover as pessoas, especialmente os mais despossuídos, levando a boa nova do Evangelho rigorosamente como recomendara Jesusde Nazaré antes deixar o convívio diário com os apóstolos: “Ide portodo mundo...”.
Ela nasceu na Espanha, nos anos 30, numa cidadepróxima a Barcelona, e lá conheceu ainda adolescente, numa exposição do trabalho da Igreja pelos continentes, a Congregação Franciscanas Missionárias de Maria, que atua na Amazônia desde o início do século passado. Amor e compromisso à primeira vista, uma semeadura feita pelo Alto cujos frutos se espalham entre nós e é motivo de muita gratidão e contentamento.
Apaixonada pela sardana, uma dança espanhola de roda, em que aspessoas se dão as mãos e evoluem os movimentos da alegriacompartilhada, Irmã Montserrat optou por repartir a evolução de suavida com os mais humildes, aqueles que buscam a mão amiga paraencontrar sentido e saídas para as próprias vidas. Desde que aquichegou, nos meados dos anos 70, ela acompanhou a expansão urbana e desordenada de Manaus, nos bairros de São Raimundo, Alvorada e depois nas etapas do Jorge Teixeira.
Grupos de oração, encontro de casais com Cristo, mobilização de crianças, jovens e adolescentes, toda a família, enfim, virou alvo e campo missionário de promoção humana, resgate da dignidade e busca constante de harmonia geral. Hoje, na ZonaLeste, ela busca apoio e parceiros para ampliar e diversificar ocentro comunitário e assim oferecer espaço, lazer e formação humana e espiritual para as famílias, especialmente os jovens. Revigorada pela missão de quem faz de cada dia um novo começo, ela completará 80 anos em 2010. Uma benção especial dos céus! O Brasil, o país com maior número de católicos, tem apenas 18 milsacerdotes e um discreto número de religiosos consagrados,contra 50 mil nos Estados Unidos, uma nação civilizadapelos protestantes. Na imensidão amazônica, a demanda pelo apostolado cristão preocupa a Igreja que esbarra em dificuldades para financiar a atração e formação de vocações religiosas. Vale lembrar que até o século XVIII, todo o trabalho de saúde e educação no Brasil era executado e orientado pela Santa Madre, num processo de consolidação civilizatória da maior importância.
Com a secularização do Estado, o retraimento da Igreja passa a ser diretamente proporcional ao aumento da violência, da desordem social, do consumo de drogas e desagregaçãofamiliar. Daí a importância do trabalho missionário, para que“...todos tenham a vida e a tenham em abundância”. Parabéns, IrmãMontserrat, e muito obrigado por seu testemunho e consagração em nome da vida!
(*) Belmiro é empresário e membro do Conselho Superior da Associação Comercial do Amazonas - belmirofilho@belmiros.com.br

Nenhum comentário: