sexta-feira, 11 de setembro de 2009

MEIO AMBIENTE NO PALANQUE DOS PRESIDENCIÁVEIS



As eleições para Presidência da República, em 2010, ganham um novo ingrediente na agenda dos candidatos e a pimenta posta no angu resulta da presença da senadora Marina Silva na raia eleitoral. As questões levantadas pela senadora, durante a sua saída do PT para o PV, encontram eco na agenda palaciana, fazendo com que em forma de palanque, a Presidência da República organizasse o II Ciclo de Palestra sobre as questões ambientais sob a coordenação da Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Administração da Casa Civil à revelia do Ministério do Meio Ambiente.

Os debates, 22 a 23 de setembro, serão no Auditório do Anexo I do Palácio do Plano ancorado nos seguintes temas: Amazônia Azul (Comandante Carlos Leite da Secretaria da Comissão Interministerial Recursos do Mar); Mudanças Climáticas (Maria Cordélia – Coordenadora Geral para Mar e Antarctica – Ministério de Ciência e Tecnologia, Paulo Nobre do Instituto de Pesquisa Espacial, Zelinda Margarida Leão da Universidade Federal da Bahia e Comandante Antonio Garcez, Diretor de Hidrografia da Marinha do Brasil.

No último dia (23) os temas em debates são: Antárctica (Almirante Francisco Ortiz – Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar) e finalmente das 15h às 17h encerra-se o II Ciclo de Palestras organizado pela Casa Civil, com a participação do renomado pesquisador Philip Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, expondo sobre Amazônia Verde. É certo que Fearnside debaterá as questões relativas à BR 319 e a construção do Porto das Lajes nas imediações do Encontro das Águas – convergência dos rios Negro e Solimões, nascente do magnífico Rio Amazonas, em terras brasileiras.

No momento, o processo da obra encontra-se embargado pelas manifestações comunitárias dos moradores do Lago do Aleixo, na zona leste de Manaus, que se posicionam contrários a construção da obra avalizada pelo governo do Estado do Amazonas e os empreiteiros da Lajes Logística S/A, que representam os interesses da Vale do Rio Doce no Amazonas. As inscrições para os debates poderão ser feitas pelo site http://www4.planalto.gov.br/gestaoambiental

Nenhum comentário: