terça-feira, 1 de setembro de 2009

LIDERANÇA DO MOVIMENTO SOS ENCONTRO DAS ÁGUAS TEM CASA INVADIDA

Quatro homens armados invadiram a casa do padre Orlando Gonçalves Barbosa, no Parque das Laranjeiras, levando o seu computador, aparelho celular e o carro, que foi abandonado no bairro Zumbi. A policia suspeita que o padre, que atua na paróquia de Nossa Senhora das Graças, na Colônia Antonia Aleixo, pode ter sido vítima de um atentado político, uma vez que é um dos lideres do movimento contra a construção do porto das Lajes.

O assalto à casa do sacerdote ocorreu no domingo, um dia antes da audiência pública, que seria realizada na comunidade Terra Nova para discutir a construção do Porto.


A decisão do Ministério Públicos - de recomendar o cancelamento da audiência - contrariou os interesses da empresa Lajes Logística, que quer apressar a obra.


O padre contou que na sexta-feira, quando voltava da paróquia Nossa Senhora das Graças, foi seguido por um carro até o Parque das Laranjeiras. Nessa mesma noite, ele recebeu uma ligação avisando que seria colocado numa “ lista negra”, caso não se afastasse do movimento contra a construção do Porto das Lajes. Diante da ameaça, o padre foi aconselhado, pela Arquidiocese, a deixar a paróquia do bairro.


Outro que vem sendo ameaçado é o líder comunitário Isaque Dantas. Ele recebeu uma ligação com a mesma advertência dirigida ao padre Orlando.
Lideres do movimento contrário a construção do Porto das Lajes, um empreendimento que conta com o apoio da multinacional Vale do Rio Doce, chegaram a insinuar que existe no episódio do suposto atentado ao padre o envolvimento da máfia italiana, que teria manifestado interesse na obra que está sendo construída no encontro das águas do rio Negro com o Amazonas.

Clima de terror


O deputado Luiz Castro (PPS) considera preocupante o clima de terror que está se instalando na Colônia Antônio Aleixo. Ele encaminhou ofício ao secretário de Segurança Pública, Francisco Sá Cavalcante, solicitando segurança para o líder Isaque Dantas.

Fonte: Blog do Holanda

Nenhum comentário: