terça-feira, 29 de setembro de 2009

O PAPEL DA INTERNET NA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO


Khemerson Macedo*

Há três anos, estreava na web o blog do Núcleo de Cultura Política da Universidade Federal do Amazonas. Na ocasião, professores e graduandos de Ciências Sociais discutiam a necessidade de se difundir o conhecimento adquirido no curso de forma multidisciplinar, sem, contudo, se aterem a determinados paradigmas que predominavam nos grupos de pesquisa vinculados à universidade, que preconizavam o estudo da ciência na academia para a academia, com pouco diálogo junto às comunidades locais. Além do mais, os meios de divulgação desses resultados eram sempre os mesmos: livros, revistas, etc. Pouco se discutia o uso da internet para a produção e difusão do conhecimento científico, embora esta ferramenta apresentasse novas perspectivas aos intelectuais locais. Assim, ao optar por esta mídia, o NCPAM passa a encarar o desafio posto, cedendo espaço para seus pesquisadores e a comunidade acadêmica em geral, articulando uma rede interativa a partir de temas em comum e que se configurasse como uma nova forma de interlocução entre academia e sociedade em geral.

Inaugurado o espaço virtual, abre-se um novo leque de perspectivas para os acadêmicos e também para os pós-graduandos, tanto na divulgação de pesquisas quanto na publicação de artigos ensaísticos e analíticos da política e da cultura local. Além disso, diversos profissionais de áreas correlatas passaram a assinar textos opinativos e críticos, veiculando idéias e articulando outros parceiros através de ações propositivas. Com esta demanda, cujo crescimento vem dando saltos gradativos, o blog do NCPAM torna-se um braço fundamental na pesquisa pleiteada pelo Núcleo de Cultura Política do Amazonas junto a outros parceiros institucionais, organizações sociais e comunitárias, a partir da execução de projetos, definição de agenda comunitária e militância política.

Estes esforços dinamizaram-se rapidamente, possibilitando a criação de uma rede de articulistas comprometidos com objetivos em comum, compartilhando tendências e idéias. A partir deste modus operandi, o NCPAM concretizou ações nas cinco zonas populacionais de Manaus, nos bairros da Praça 14 de janeiro, São Raimundo, Monte das Oliveiras, Santa Etelvina e Colônia Antonio Aleixo, gerando produtos variados como: documentários, blogs comunitários, vídeos etc. No caso da Colônia Antonio Aleixo, as ações de extensão ajudaram a criar o movimento social S.O.S Encontro das Águas, iniciativa da comunidade no enfrentamento ao empreendimento Porto das Lajes.

Neste ponto, inclusive, nos ateremos mais detidamente. Em 2008, o NCPAM, após as ações de extensão na Colônia Antonio Aleixo, firmou compromisso junto aos parceiros na questão polêmica do empreendimento Porto das Lajes após a verificação dos pontos conflitantes que permeavam o tema. Desta forma, o blog do núcleo passou a ser uma importante fonte de pesquisa, mobilização e militância, agregando parceiros de diferentes esferas, impulsionando a criação de grupos de debates via web, atualizando a luta social diariamente e mobilizando os órgãos fiscalizadores na análise da questão e as diversas mídias locais, forjando debate junto à sociedade sem, contudo, perder de vista a análise do tema, revelando a complexidade da temática a partir do estudo dos diferentes pontos de vista envolvido no processo.

Os números não mentem. A quantidade de acessos ao blog do NCPAM só crescem, desde que entrou no ar em julho de 2006: se inicialmente tínhamos um margem de 30 a 50 acessos diários, com picos de 70, esses números foram se expandindo nos anos seguintes, de 90 a 100 em 207 e 2008 para 300 a 500 atualmente, com picos de 600 a 700. Essas estimativas comprovam a eficiência dos trabalhos do NCPAM a partir da resposta do internauta. A quantidade de artigos publicados também deu um salto considerável: se antes tínhamos uma média de 03 a 04 artigos publicados semanalmente, hoje atingimos uma marca incrível de 15 a 20 textos semanais, dos mais diferentes temas e tendências, possibilitando ao blog concorrer e ser laureado com o 3º maior blog corporativo de política, na premiação do Portal Nacional de Blogs, o Top Blogs, coroando os esforços implementados até aqui. Por esta razão, estes resultados lançam o núcleo a novos desafios. O modelo está lançado; as novas demandas hão de responder às novas expectativas e confirmarão nossos esforços em prol de pesquisas de qualidade e comprometida com a comunidade acadêmica e com a sociedade em geral.

* O autor é discente de Ciências Sociais e Coordenador de Pesquisa do Núcleo de Cultura Política do Amazonas

Nenhum comentário: