quinta-feira, 29 de abril de 2010

CARTA ABERTA AOS PROFESSORES DA UEA/AM

Caros Professores,

Como relatado em e-mails anteriores, nas últimas semanas temos negociado diretamente com a Casa Civil [do governo do Estado do Amazonas] a aprovação do nosso PCCS. Pela avaliação do Raul Zaidan, nosso plano é muito bom e plenamente factível. Tendo sido informado da incapacidade do planejamento da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em fazer a avaliação de impacto do plano na folha de pagamento, o chefe da casa civil solicitou, via ofício, que a Reitoria devolvesse o processo que estava em sua posse desde dezembro de 2008.

O ofício foi protocolado no dia 20/04 e até hoje, apesar das minhas solicitações junto à reitoria, o PCCS não foi enviado ainda à Casa Civil. Ou seja, além de guardar o PCCS por quase dois anos impedindo a sua aprovação, a Reitoria está se recusando a devolver o processo ao órgão do governo, bloqueando as negociações. Além dos problemas do PCCS, a atual administração está postergando a Estatuinte, a continuidade dos concursos públicos de técnicos e professores, a definição da avaliação de estágio probatório. Pior: está fazendo pouco caso da ação no STF que pede a anulação de nosso concurso. Além da falta de critério para concessão da fidelização, liberação para mestrado e doutorado, concessão de passagens e diárias entre outros.

Não podemos esquecer da tentativa de nos empurrar goela abaixo aquele arremedo de campus. Acho que pelo conjunto da obra devemos dar um basta a esse modelo de administração a que a UEA está sujeita. Chega de a nossa universidade ser utilizada como palanque político! Chega da falta de democracia, que leva a decisões quase sempre que desagradam a todos.

Sendo assim, CONVOCO todos os professores a participarem de uma reunião conjunta com os estudantes e técnicos na próxima sexta-feira, dia 30 de abril às 16:00 na Escola Normal Superior para deliberarmos sobre as ações a serem tomadas.

Tomaremos as rédeas do nosso futuro. Solicito também a todos que conversem com os alunos e ajudem na mobilização, liberando-os das aulas para que possam participar da reunião. Amanhã irei as unidades e em conjunto com as lideranças locais, vamos organizar reuniões para estabelecer a mobilização para sexta-feira.

Peço a participação dos colegas do interior, que por acaso estejam em Manaus, aos outros peço que respondam a este e-mail, pois preciso ouvir a opinião de vocês. Por uma UEA democrática e uma gestão participativa!

Sindicato Docentes da UEA SIND-UEA sind. sind.uea@gmail.com

Nenhum comentário: