quarta-feira, 21 de abril de 2010

ENCONTRO DAS ÁGUAS: "BELEZA VIVA DA NOSSA CULTURA"


Filho da floresta, água e madeira, voltei para ajudar na construção do morada futura. Raça de âmagos, um dia chegarão as proas claras para os verdes livrar da servidão.

Thiago de Mello


Na tarde de ontem (20), o GT de Articulação do Movimento S.O.S. Encontro das Águas contra o Porto das Lajes se reuniu em Manaus, nos altos da Livraria Valer, para avaliar o avanço das lutas em favor do Tombamento do nosso magnífico Encontro das Águas e, ao mesmo tempo, definir novas táticas para garantir a ordem judicial que obriga o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) a promover de imediato o Tombamento desse bem público, que muito significa para os ecossistemas Amazônicos como também para a nossa história, cultura e economia.

Participaram do encontro o professor e escritor Tenório Telles, o laureado poeta Thiago de Mello, a bióloga Elisa Wandelli e o professor Ademir Ramos. Na oportunidade, como nos velhos tempos, fez-se uma análise de conjuntura para identificar os atores e sua trama no conjunto dos interesses envolvidos. Dessa avaliação resultaram alguns encaminhamentos que visam ainda mais o fortalecimento do Movimento S.O.S. Encontro das Águas.

O poeta Thiago de Mello está convencido que é necessário ampliar muito mais a luta recorrendo aos meios de comunicação local, nacional e internacional para que todos possam ver "o quanto é belo esse fenômeno que se faz único, conduzindo os homens e mulheres ao imaginário representativo de nossas culturas. Essa manifestação de beleza e paz deve começar a se manifestar nas fábricas, escolas e universidades, terminando num grande ato público pelas ruas de Manaus. A defesa desse bem tem que constar na Agenda de luta dos trabalhadores, estudantes e demais segmentos promotores do desenvolvimento humano".

A Lira do poeta tem por fim acordar os homens e mulheres desatentos que por vícios se deixaram vencer pelo tédio da mesmice do cotidiano. De pé e atentos esses amazônidas poderão reverter o curso das coisas em direção a um meio ambiente equilibrado capaz de assegurar a todos (as) modos de vida dignos e saudáveis em respeito ao outro e a própria natureza viva que se faz presente na economia do bem estar sustentável.

A discussão do GT se prolongou por mais de duas horas, quando se definiu uma agenda de trabalho contemplando várias frentes de luta, articulando forças juntos aos intelectuais dos países amazônicos vindo a participar efetivamente da defesa desse patrimônio material e simbólico, que há muito tempo tem morada no universo poético, assim como na literatura universal. Nesse contexto, Thiago de Mello lembrou-se do comportamento do renomado escritor Gabriel Garcia Márquez, quando se deparou com o Encontro das Águas exclamou: é um assombro!!!!

Além dessas articulações deve-se também agendar audiência com o Ministro da Cultura, Juca Ferreira, visando salvaguardar o IPHAN do Amazonas da instumentalização política em favor dos interesses privados. Para nós, que há muito trabalhamos com a cultura, o IPHAN deve está acima de qualquer interesse particular. O Instituto é um legado, não devendo ser reduzido a moeda de troca à mercê dos interesses eleitoreiros.

Formatada a nossa Agenda de Trabalho, o poeta Thiago de Mello informou a todos que concluiu o verbete do Encontro das Águas, parte integrante do ABC da Floresta Amazônica, obra que pretende lançar ainda este ano. O poeta finalizou a reunião do GT de Articulação do Movimento S.O.S. Encontro das Água, enviando a todos (as) os manauaras a seguinte mensagem: saibam meus irmãos que a Luz da Aurora é muito maior do que a ganancia e arrogância de alguns homens.... e pior do que brincar com fogo é brincar com as águas. Portanto, estejamos todos unidos pelo Tombamento do nosso Encontro das Águas, beleza viva de nossa cultura.

Um comentário:

Marisa Lima disse...

Deus é maravilhoso e está com quem preserva suas Obras. Temos certeza disso quando surge em nosso caminho guerreiros de luz como o grande poeta Thiago de Mello. Apesar de todas as adversidades, temos avançado bastante em nossa luta pela defesa do ENCONTRO DAS ÁGUAS,cada vez mais nosso exercíto do bem se agiganta e se fortalece. Não há mais dúvida que a Justiça e a verdade vencerá a ganância e a corrupção. Um grande abraço a todos os integrantes do Movimento S O S Encontro das Águas.