sexta-feira, 9 de abril de 2010

SENADOR REGISTRA A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA SOBRE AMAZÔNIA


O senador Jefferson Praia (PDT-AM) comentou da tribuna, na segunda-feira (5), sobre o estudo relativo ao Projeto para a Amazônia no Século 21: Desafios e contribuições, elaborado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), do Ministério de Ciência e Tecnologia. O estudo, disse o senador, traz uma visão de futuro para "o coração florestal da Amazônia, articulando o complexo urbano e o complexo verde" e revela que o povoamento da Amazônia, até o momento, pouco afetou o coração da floresta, que permanece íntegro.

De acordo com os pesquisadores, mapas elaborados pelo IBGE representando a cobertura vegetal original da Amazônia e sua cobertura atual revelam claramente essa situação. Eles acrescentam que a defesa do coração florestal decorrerá de sua utilização inovadora, e não do seu isolamento produtivo, o que terá impacto no seu entorno. Os pesquisadores argumentam que é possível iniciar um novo modelo que utilize o coração da floresta como capital natural com base em ciência e tecnologia; seja através da construção de cadeias produtivas baseadas em elementos das florestas e das águas, seja pela valoração dos serviços produzidos pela natureza e pela população.

"Assim valorizado, o coração florestal terá condições de inverter o processo de povoamento regional, constituindo-se como uma plataforma produtiva inovadora não só resistente à expansão da fronteira em movimento, mas, ao contrário do movimento atual, como capaz de originar um movimento inovador em direção às áreas mais densamente povoadas do seu vasto entorno", argumentam os autores do estudo.

Redes de cidades, disse o senador, citando o estudo, constituirão um cordão de "blindagem flexível" do coração florestal.

O estudo aponta como crucial a revisão do atual quadro regulatório para esse setor como forma de alavancar e modernizar as suas atividades. Nesse sentido, assinalam os pesquisadores, caberia alertar o Serviço Florestal Brasileiro a não abrir concessões de exploração nas florestas nacionais localizadas no coração florestal, como está sendo iniciado.

O estudo aborda ainda, informou o senador, a questão dos serviços ambientais para o desenvolvimento da Amazônia; a mineração; utilização dos recursos florestais madeireiros e não-madeireiros; e o desenvolvimento sustentável e agrário na Amazônia.

Jefferson Praia destacou a importância do documento, afirmando que "certamente, vai servir de base" para a tomada de decisões sobre a região amazônica por parte dos parlamentares.

Fonte: Agência Senado

Conheça o projeto na integra:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&source=hp&q=projeto+para+Amaz%C3%B4nio+no+seculo+21+do+minist%C3%A9rio+de+ci%C3%AAncia+e+tecnologia&btnG=Pesquisa+Google&meta=&rlz=1W1GGLD_pt-BR&aq=o&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=

Nenhum comentário: