quinta-feira, 15 de abril de 2010

O MOVIMENTO S.O.S ENCONTRO DAS ÁGUAS EM PESQUISA DE CAMPO




A omissão e o comprometimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em conluio com os arrivistas que pretendem privatizar o Encontro das Águas, que para nós Amazonense é muito mais do que uma representação natural, significa sobretudo o encantamento dos nossos mitos e a valorização de nossa cultura material e simbólica, fez com que o Ministério Público Federal do Amazonas em atenção aos reclamos da sociedades solicitasse de Brasília especialistas que pudessem monitorar o trabalho do IPHAN referente ao Tombamento. A suspeição do IPHAN no Amazonas envergonha a todos porque pela sua história sempre devotamos a esse Instituto tamanho respeito pelo zelo da coisa pública no que se refere a cultura nacional.

Sem as amarras burocráticas, o Movimento S.O.S. Encontro das Águas resolveu articular força com Instituto Chico Mendes visando dar uma forma material ao Tombamento do Encontro das Águas, promovendo pesquisa para subsidiar a criação de uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, assim definida como Área de Relevante Interesse Ecológico, contemplando as duas margens, ilhas e lagos, desde a encantada ilha de Marapatá e até do foz do rio Negro, bem como a ilha do Xiborena, lago do Catalão, Sítio Geológico Ponta das Lajes, Lago do Aleixo até pelo menos 18 Km a jusante, incluindo também a ilha da Terra Nova e o belíssimo Lago dos Reis.

Com esse propósito, o GT de Pesquisa do Movimento S.O.S. Encontro das Águas com a participação efetiva dos comunitários das Ilhas e Lagos resolveu organizar na quarta-feira (14) uma incursão cientifica sob a orientação da pesquisadora Dr. Elena Franzinelli e outros especialistas das ciências naturais e humanas para examinar de perto a efetividade da proposta e realmente a sua relevância técnica.

É mais um trabalho de campo feito pelo Movimento S.O.S. Encontro das Águas contando com a participação de pesquisadores renomados, pretendendo contribuir diretamente para a proteção e salvaguarda do nosso Encontro das Águas em favor da presente e futuras gerações.

Fotos: Valter Calheiros

Um comentário:

Geólogo Gilmar Honorato disse...

Senhores, jah tentei mandar email, mas ninguem me respondeu, sou mestre pela UFAM e atualmente estou no Serviço Geológico do Brasil e gostaria de mais informações sobre o dolmo geológico encontrado no sul do Amazonas, próximo de Apuí. Participo de um grande projeto na área e poderíamos contribuiir para as pesquisas na área.... se possível entrem em contato>>> gilmarhonorato@gmail.com ou asouza@ma.cprm.gov.br
Sem mais