segunda-feira, 19 de abril de 2010

O BRASIL PASSADO A LIMPO NO DIA DO ÍNDIO

Álvaro Tukano (*)

Com muito orgulho vamos celebrar o Dia do Índio no Brasil, comemorando os 100 Anos de Indigenismo Brasileiro - SPI e FUNAI, destacando os grandes guerreiros - Ajuricaba, Mário Juruna, Marçal de Souza, ângelo Kretã, Dico Sateré, Gabriel Gentil, Henrique Castro, Marcos Terena, Ailton Krenak e demais líderes que combateram a Igreja conservadora e a Ditadura Militar.

Nessa luta contamos com grandes aliados - Marechal Rondon, Darcy Ribeiro e demais antropólogos e indigenistas que contribuiram para sobrevivência de nossa gente. Hoje, somos mais de 220 povos, 180 língua, mais de 700 mil e ocupamos 12% do Território Nacional. Só no AM somos 67 povos, mais de 100 mil índios e ocupamos mais de 50% do Estado do Amazonas.

Hoje é o dia especial para nós. Pois, estamos celebrando muito, porque temos grandes e pequenas organizações que defendem o meio ambiente. Temos alguns vereadores e prefeitos indígenas, muitos estudantes universitários, outros já formados. Temos muitos alunos nas aldeias. Temos bons curandeiros, chefes tradicionais para educar os nossos jovens.

Ainda mais sabemos que todas as Terras Indígenas fazem parte de nossa vida. Defendemos as sustentabilidade de nossas florestas para: pescar, coletar, caçar, fazer roças sem agrotóxicos e defendemos com isso uma vida digna para todos os nossos povos, prestando grandes serviços ambientais para a humanidade.

No Amazonas, a situação está bem para os povos que vivem em terras homologadas. Outras terras devem ser demarcadas e homologadas para garantir a sobrevivência física e cultural dos indígenas. A nossa vantagem é que somos muitas tribos/nações - 67 e mais de 100 mil. Fora desse universo vêm os mestiços - sobrinhos e netos. Enfim, o Estado do Amazonas tem " Cara-de-Índio", os Caboclos e, por isso, os nossos governantes devem tratar bem esses povos. Além desses temos também os índios isolados e outros que têm muito tempo de contato. Por isso. o Dia do Índio é muito importante par se passar a limpo o Brasil e particularmente o nosso Amazonas.

(*) É líder Tukano com reconhecido respeito internacional, nascido em Pari Cachoeira no Município de São Gabriel da Cachoeira, no Estado do Amazonas.

Nenhum comentário: