sexta-feira, 9 de abril de 2010

TV JUSTIÇA VAI DIVULGAR O TOMBAMENTO DO ENCONTRO DAS ÁGUAS

Ampliando cada vez mais as decisões dos operadores da Justiça no Brasil, a TV Justiça com sede em Brasília através de uma produtora de Manaus está produzindo uma longa reportagem sobre o Tombamento do Encontro das Águas no Amazonas com referendo da Justiça Federal no Estado.

A produção local está entrevistando os principais atores tais como os representantes do Movimento S.O.S. Encontro das Águas contra a construção do Porto das Lajes, bem como o Ministério Público Federal do Amazonas, que é o principal agente nesse processo por formular Ação Cautelar reclamando de pronto providências que assegure a integridade desse bem público, que é o ícone identitário do povo do Amazonas, em particular dos Manauaras.

Hoje pela manhã a equipe de produção esteve ouvindo os comunitários do Aleixo e fazendo tomada das imagens, que muito representa para beleza natural da Amazônia, que tem na floresta e nas águas o seu vultoso capital natural. Está provado que mesmo o Pólo Industrial de Manaus com faturamento de 30 bilhões de dólares por ano só se justifica, diferencialmente por se encontrar no coração da Amazônia ao contrário as indústria de São Paulo perdem em competitividade por não agregar esse valor ambiental, que direta ou indiretamente faz-se presente nos produtos da Zona Franca de Manaus.

A reportagem vai ao ar no dia 16 (sexta-feira) próximo, quando o segmento jurídico brasileiro e as demais faixas de expectadores da TV Justiça serão informados da coragem e determinação da Justiça Federal do Amazonas que resolveu enfrentar poderosos interesses privatista tanto o Governo do Estado como de corporações empresariais, que de forma imediatista depredam e matam para saquear e acumular riqueza em detrimento da vida do homem e do meio ambiente.

Lamenta-se nesse episódio de valor ambiental a postura do Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional, Juliano Valente, que em vez de fedender os interesses do povo tomba vergonhosamente para os braços dos predadores e oportunistas, manifestando cinicamente a favor dos empreendedores irresponsáveis social e ambientalmente.

COMISSÃO DA AMAZÔNIA

O Deputado Francisco Praciano (PT/AM) formulou requerimento solicitando Audiência Pública para se tratar sobre o Tombamento do Encontro das Águas na Comissão da Amazônia, na Câmara Federal, que por sinal é presidida pelo Deputado Marcelo Serafim (PSB/AM). Na quarta-feira (07), quando Marcelo Serafim colocou a matéria para ser apreciada em plenário da Comissão, o Deputado Neudo Campos (PP/RR) usou de um recurso regimental requentado, exigindo conferência de quórum, visando claramente sustar a decisão da matéria. Nos corredores, os prepostos da poderosa Log-In Logística Intermodal S/A deram pulinhos de alegria. Mas, aguarda-se a próxima quarta (14) quando a matéria voltará a pauta e então vamos conferir quem são os inimigos de nosso meio ambiente. Certamente, o império da Justiça também se fará na Comissão da Amazônia em favor da realização de uma Audiência Pública que promova o Tombamento do nosso Encontro das Águas, ícone identitário dos Manauaras.

Nenhum comentário: