segunda-feira, 26 de abril de 2010

INTERLOCUÇÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS COM O MEIO AMBIENTE


Nesta segunda-feira (26) às 9h, ainda sob chuva, os alunos de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), sob a direção do professor Ademir Ramos, coordenador do NCPAM, foram a campo para promover uma interlocução com as práticas ambientalistas dos cientistas da área. O objetivo do trabalho de campo era ampliar o foco dos estudos da cultura, sociedade e política, visando estreitar relação com a questão ambiental, principalmente quando se tratar de elaboração dos projetos indutores de desenvolvimento da Amazônia. Para esse fim contou-se com a parceria do Centro de Projetos e Estudos Ambientais do Amazonas (CEPEAM), da Associação Soka Gakkai Internacional, que se localiza em uma área de 55 hectares, no bairro do Aleixo, na Zona Leste de Manaus, nas imediações do nossa majestoso Encontro das Águas, fenômeno natural e cultural, devendo ser tombado de imediato para se garantir a integridade desse patrimônio de inestimado valor histórico, cultural e econômico.

Na oportunidade contamos com a participação de liderança comunitária da Colônia Antonio Aleixo, Dona Maria do Carmo, que lembrou os tempos quando foi internada no hospital como hanseniana, bem como da vasta beleza da região que era riquíssima em peixes, chegando abastecer o restaurante do hospital colônia na época. Essa riqueza era extraída do Lago do Aleixo, que hoje agoniza de dor e sofrimento por causa da poluição promovida pela Distrito II do Pólo Industrial da Zona Franca de Manaus. Além de Dona Maria do Carmo estiveram presentes a professora Marisa Lima e a Lulu, secretário do Centro Social Educacional do Lago do Aleixo e assessora do Movimento S.O.S. Encontro das Águas. Para professora Marisa a luta em defesa do Encontro das Águas, não é apenas um dever dos moradores conscientes dessa paragem, mas de todos que pensam e agem de forma responsável em relação ao meio ambiente amazônico. Dona Maria do Carmo encerrou sua fala fazendo uma declaração de amor ao meio ambiente.

Numa das trilhas da Reserva Particular do Patrimônio Natural do CEPEAM, o ecólogo Akira Tanaka explica aos alunos de ciências sociais a densidade da fauna e da flora já classificada por pesquisadores no ambiente de pesquisa da Reserva. Ao mesmo tempo desafia os estudantes a se integrarem nesse esforço para diagnosticar e proteger essa biodiversidade tanto da floresta como também presentes nas águas inseridas nos ecossistemas local porque, somente assim estaremos realmente protegendo a Amazônia, que ainda carece muito de pesquisa em todas os campos do conhecimento, tendo para nós um valor estratégico.

Para o cumprimento de nossos objetivos contamos com o apoio do setor de transporte da Prefeitura do Campus Universitário, que disponibilizou ônibus, confortável, para o deslocamento dos alunos. Entre alunos e professores contamos com a presença de 40 participantes, que deverão fazer um denso relatório de campo a ser apresentados como conteúdo programático da disciplina de introdução à ciência política, destacando sobretudo, a implementação de políticas públicas e a conservação ambiental nos arredores de Manaus, considerando os relatos apresentaos pelos militantes do Movimento Socioambiental S.O.S. Encontro das Águas.


Finalizando o trabalho de campo, os alunos de ciências sociais da UFAM subiram até o mirante do CEPEAM, de onde admiraram a infinita beleza do magnífico Encontro das Águas e para o momento registraram também em foto sua presença no local, tendo por cenário o fenômeno que para os manauaras muito significa para afirmação de sua história cultural e quem sabe possa representar também uma alternativa econômica se, em vez de depredá-lo, os governantes responsáveis venham investir em políticas de promoção do ecoturismo conjugado com pesquisa e inovação de tecnologia ambiental, criando condições para que os empresários do setor possam investir na área gerando trabalho e renda.

Nenhum comentário: