segunda-feira, 26 de abril de 2010

TOP BLOG 2010: NCPAM E O ANO DA BIODIVERSIDADE

Uma das preocupações constantes do Núcleo de Cultura Política da Universidade Federal do Amazonas (NCPAM/UFAM) diz respeito à questão ambiental e da biodiversidade amazônica. Manifestação esta consagrada em defesa do Tombamento do Encontro das Águas (do rio Negro com o Solimões) contrário a construção do Terminal Portuário da Lajes.

Neste sentido, o NCPAM vem discutindo e promovendo em quase quatro anos de atuação, o debate acerca dessa matéria no meio eletrônico, dando informe de suas ações acadêmicas junto às comunidades, buscando esclarecer os internautas interessados em compreender um pouco mais sobre a Amazônia e sua complexidade temática, cultural, ambiental e política. Desta forma, torna-se preponderante a verticalização desse tema, uma vez que presenciamos em 2010 o Ano Internacional da Biodiversidade, onde cientistas, intelectuais, atividades e simpatizantes da causa passam a se preocupar cada vez mais com a matéria da biodiversidade frente aos novos contextos que se apresentam.

Tendo por referência este momento, o portal Top Blog – plataforma interativa e coletiva que visa agregar e divulgar os trabalhos dos blogs mais populares do país – apresenta-se neste contexto, com a proposta coletiva de se discutir a temática da biodiversidade por meio de sua rede interativa, agregando idéias, conteúdos e plataforma diversa em torno do tema gerador. Além disso, como já se tornou prática desta rede, o Prêmio Top Blog 2010 (que há tempo vem premiando e reconhecendo o trabalho das mais diversas mídias sociais conectadas na internet brasileira) destaca em seu regulamento o debate em torno da matéria da biodiversidade.

Deste modo, o NCPAM/UFAM, que desde 2009 faz parte da “blogosfera” formada pelo Top Blog, apresenta-se mais uma vez como candidato a esta premiação anual, buscando contribuir, dessa feita, para a difusão do conhecimento via internet, articulando idéias e saberes à esta rede interativa, numa tentativa de aproximar cada vez mais o pensar compartilhado pelos blogueiros deste país. Além disso, a premiação contempla uma temática comum aos nossos textos postados, o que nos deixa confortável em aprofundar cada vez mais nossas análises. Cientes de nossa importância como o 3º maior blog corporativo de política, premiação dada pela iniciativa em 2009, temos certeza de que a qualidade de nossos textos precisa ser cada vez mais aprimorada, pois, se queremos nos tornar relevantes no cenário amazônico e, porque não, brasileiro, precisamos nos posicionar com responsabilidade e compromisso frente às questões que nos inquietam e instigam diretamente. É essa contrapartida que esperam os associados ao Portal Top Blog.

No que diz respeito à premiação deste ano, o Top Blog 2010 abrirá espaço para votação online nos blogs cadastrados a partir do dia 06/05/2010 até 06/10/2010 (primeiro turno). Em seguida, escolhidos os 100 (cem) melhores blogs de cada grupo e categoria, abrir-se-á espaço para votação do júri especializado onde se escolherão os Top 03 de cada grupo e categoria. Contamos com a votação de todos os internautas que nos acompanham e saibam que suas manifestações são importantes para nós. Por isso, não esqueçam de votar no NCPAM para o fortalecimento da luta sociambiental no Amazonas.

Foto: Alunos de Ciências Socias da UFAM em trabalho de campo no Centro de Projetos e Estudos Ambientais do Amazonas.

Nenhum comentário: