sexta-feira, 23 de abril de 2010

JORGE, SANTO GUERREIRO

São Jorge é o santo patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, da cidade de Moscou e, extra-oficialmente, da cidade do Rio de Janeiro (título oficialmente atribuído a São Sebastião), além de ser padroeiro dos escoteiros e do S.C Corinthians Paulista. No dia 23 de Abril comemora-se seu martírio. Ele também é lembrado no dia 3 de novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele, em Lida (Israel), onde se encontram suas relíquias. In.:wikipedia

Luciney Araújo (*)

No Brasil e no mundo todo, este arquétipo do guerreiro sagrado é lembrado, independente da religião. Cada povo e cada cultura tem o seu guerreiro: Para os Hindus Senhor Krisna ensinou a Arjuna a guerrear. A tradição Judaico-Cristã lembra mais de uma centenas de vezes que JHV é o Senhor da Guerra. No Candomblé, com suas raizes em tradições africanas, Deus se manifesta como guerreiro personalizado na pessoa de Nkosi/Ogum/Gun, e assim vai...

Mas o que devemos entender é que tudo isto nos lembra que Deus se manifesta, também, com uma personalidade guerreira, que os cristãos católicos (Romanos, Ortodoxos, Anglicanos, Gregos, etc.,) viram na personalidae mítica do guerreiro Jorge, a manifestação de Deus contra o mal.

Claro que São Jorge não se firma historicamente (apesar de inscrições antigas e dos primeiros seculos do cristianismos registrarem já seu culto), mas o que interessa é a idéia que ele nos desperta.

Então, enquanto lembramos hoje de São Jorge Guerreiro, de Arjuna, de Nkosi/Ogm/Gun de JHV; tenhamos em mente a luta que cada um de nós tem que travar para nos melhorar internamente e nos içar em direção a realização divina.

Que não seja para nos incentivar a violência nem para invocar esta ernergia como nosso cão de guarda vingando a todos que julgamos nos fazer mal, mas para nos dar força para vecermos o mal em nós mesmo, implantando assim o bem e a ação não violenta ( o que não significa omissão sem consciência).

A guerra, no contexto do sagrado deve sempre ser entendida como uma ação interna, pessoal e sempre pacificadora. Senão vejamos quando a mensagem da revelação de Deus para os Cristãos (Jesus o Cristo) dizia: "não penses que vim trazer a paz, mas a guerra..." em outro momento ele dizia: "se te pedires a capa, dê também o manto, se te baterem na face esquerda, ofereça a direita, se te forçares andar uma milha, vai até a metade do caminho..." É sempre assim. Todas as revelações divinas nos lembam da guerra, para nos lembrar da necessidade da paz que cada um de nós deve construir internamente e externamente.

Pela paz no mundo, Salve Jorge,
Pela paz em nós, Salve Jorge,
Pela paz entre as religiões, Salve Jorge,
Pela força para vencermos os nossos conflitos; Salve Jorge;
Pela foça para acalmarmos o nosso interior; Salve Jorge;
Pela nossa ação de não violência; Salve Jorge.
Por um agir guerreiro, mas pacificador, Salve Jorge; e
Por você e por mim; Salve Jorge!

Saravá Ogum na Umbanda e no Candomblé. Que os caminhos da paz, da prosperidade, do amor, da saúde e da realização espiritual sejam abertos!

Salve a paz que se faz pela guerra interior, cada um vencendo a sim próprio!!!!

(*) É Pesquisador do NCPAM em terras acreanas e especialistas em religião afro.

Nenhum comentário: