quinta-feira, 5 de março de 2009

AGENDA CONTRA O PORTO DAS LAJES

A construção do Porto das Lajes pela empresa Log-in Logística Intermodal, nas confluências do Encontro das Águas, vem mobilizando várias lideranças sociais no Amazonas e por todo o Brasil, criando pontos de resistência contra a depredação desse patrimônio e de sua formação geológica milenar que circunscreve esse fenômeno natural paisagístico situado nos arredores de Manaus, capital do Amazonas.

A mobilização tem a frente os comunitários do Lago do Aleixo sob a direção do Movimento de Reintegração dos Hansenianos (MORHAN), integrados ao Comitê Gestor da Comunidade Colônia Antonio Aleixo. Em nível nacional, um dos colaboradores do NCPAM, o Senador Cristovam Buarque, deverá fazer um pronunciamento no Congresso, alertando a Nação sob as ameaças que pairam sobre a Amazônia, centrando sua fala na discussão do modelo de desenvolvimento regional marcado pela depredação, acumulação e o populismo eleitoral.

No Amazonas, o vereador Marcelo Ramos promove Audiência Pública na Câmara Municipal de Manaus, nesta quinta-feira (5), às 14 horas, para confrontar os fatos e identificar os predadores que ameaçam destruir as Lajes e o nosso Encontro das Águas. O NCPAM irá participar defendendo a formação de uma Frente Parlamentar Contra o Porto das Lajes. Da mesma forma, o deputado Ângelus Filgueiras deverá encabeçar a luta na Assembléia Legislativa do Estado contrariando os interesses dos “paus-mandado” do governador Eduardo Braga.

Inserem-se também na luta os acadêmicos da Academia Amazonense de Letras, tendo à frente o imortal Tenório Telles. Com a mesma determinação, contamos com o apoio da Universidade Martha Falcão, que através do seu curso de Direito Ambiental irá prestará aos comunitários valiosa assessoria, combatendo a máfia verde, que tem se beneficiado da venda de Relatório de Impacto Ambiental para justificar o mega-projeto de construção do Porto das Lajes.

No dia 10 (terça-feira) às 10h, os comunitários do Lago do Aleixo estarão no Ministério Público Federal do Amazonas para se inteirarem do andamento do processo contra a empresa construtora do Porto das Lajes. No dia 17 (terça-feira) as lideranças comunitárias mais os seus assessores irão participar ativamente da reunião do Conselho do Meio Ambiente do Amazonas, posicionando contra a construção do Porto das Lajes.

Dos encontros e debates resultam também novos encaminhamentos que deverão ser formatados em seminários, conferências e outras manifestações, que buscam esclarecer homens e mulheres, visando à definição de novas estratégias de luta, seja nas Universidades públicas ou privadas, nas fábricas do pólo industrial da Zona Franca e nos demais segmentos promotores da justiça ambiental. Trata-se de uma luta suprapartidária pautada na cidadania ambiental, em defesa da nossa Amazônia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Infelizmente que todas as lideranças citadas no texto estejam vendidas as manobras eleitorias para os próximos períodos eleitoreiros.
E sobre a cabeça de cada um destes, está a sobrevoar o tucano das matas amazonica, que pensa que é águia (mas não é).

A causa seria justa se fosse sem interesses, mas fazer o quê? A cada esquina novas promessas, a cada promessas muitas mentiras.

Agora, só nos resta ver no que vai dar.....