sexta-feira, 2 de abril de 2010

ENCONTRO DAS ÁGUAS: ECOS DA JUSTIÇA NAS RUAS

A Justiça Federal determinou o tombamento provisório do Encontro das Águas como monumento natural e a suspensão imediata do licenciamento ambiental do Porto das Lajes. A decisão liminar foi dada pela juíza da 3ª Vara Federal, Maria Lúcia Gomes de Souza, no curso da ação civil pública de autoria do Ministério Público Federal, iniciada há um mês. Em cumprimento à decisão judicial, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) deverá declarar o tombamento provisório do Encontro das Águas até que seja concluído o procedimento administrativo que tramita no órgão para determinar o tombamento definitivo. A juíza estabeleceu o prazo de 180 dias para o Iphan concluir o procedimento. A medida é para impedir que o futuro tombamento do Encontro das Águas, como patrimônio de relevância paisagística, ecológica, arqueológica, paleontológico, turística, científica e cultural, se torne inócuo, caso seja permitida a construção do Porto das Lajes.

REDNET - Recorremos a esse instrumento para comprovar o quanto o ato da Justiça Federal está de acordo com a Vontade Geral no Amazonas. A enquete que fizemos nesta página comprovou também a indignação dos internautas contra os arrivistas e golpistas que pretendiam privatizar o Encontro das Águas. A loucura é tanta que fora de Manaus, quando falávamos dessa façanha ninguém acredita. No entanto, com aval de políticos corruptos estes oportunistas pretendiam transformar tanto o Encontro das Águas como seu entorno num grande depósito de conteineres. A estratégia de mídia dos poderosos é de fazer chorar de raiva o cidadão consciente. Veja: prometiam construir um Bosque em homenagem ao arqueteto Severiano Porto, que já havia "emprestado" o seu nome para tal empreendimimento; prometiam transformar o Porto numa locação de turismo e outras promessas mais. Tais promessas foram definidas pelo cientista David Pennington, como prática de se vender"geladeira para Esquimó". Ora, se foi "pra desfazer por qu é que fez" era a questão fundamental posto pelo poeta Vinicius de Moraes, quando se deparava com os danos e catástrofes socioambientais. A indignação dos internautas abaixo registrada são extraídas do BLOG DO HOLANDA, mídia esta que tem maior audiência em toda Amazônia e uma pequeníssima participação do NCPAM, confira:

EDSON LUIZ, PAULISTA DE NASCIMENTO E AMAZONENSE DE CORAÇÃO. escreveu em 1/4/2010, às 13:55:
VITÓRIA DA POPULAÇÃO AMAZONENSE - Parabéns à Meritíssima Juiza Dra. Maria Lúcia e ao Ministério Público Federal pela lucidez em sustar a possibilidade de construção do insulto público aos amazonenses, chamado porto das lajes. Com a eficaz e justa determinação em breve poderemos festejar a vitória da população genuinamente amazonense contra a ganância de meia dúzia de empresários que teimam em não respeitar o meio ambiente e a cultura baré. PS. Sugiro construir este porto ao lado da CEASA, antiga SIDERAMA, atualmente enferrujando e entregue aos urubus e que -atenção- está localizada justamente dentro do Distrito Industrial. Sra. Juíza, atende a necessidade alegada pelos empresários de construir um porto perto do Distrito Industrial. Melhor que aquela localização é impossível. Ou será que tudo não passa de mera desculpa e o que realmente querem é ficar ao lado da captação de água doce?

PATRIMÔNIO NATURAL escreveu em 1/4/2010, às 11:33:
ESPERANÇA DE MUDANÇA -Parabéns ao Ministério Público Federal e a Justiça Federal pela integridade e iniciativa. Nos dão esperança de mudar o mar de lama do governo do estado do Amazonas. Tombamento do Encontro das Águas como Patrimônio da Humandade já!!

LÁ DO ALÉM escreveu em 1/4/2010, às 08:06:
O PODER DAS AMAZONAS -Essa magistrada é uma verdadeira "amazonas"

PALHAÇADA escreveu em 1/4/2010, às 07:38:
PERDEU A BOQUINHA -ISSO É O REFLEXO DO ATRASO: MANAUS É REFÉM DE 2 PORTOS QUE COBRAM TARIFAS CARAS POR FALTA DE CONCORRÊNCIA. AS EMPRESAS DE MANAUS E POR TABELA O CONSUMIDOR PAGAM PREÇOS ABSURDOS POR CONTA DOS ALTOS CUSTOS DE ARMAZENAGEM EM MANAUS. TUDO QUE ENTRA EM MANAUS (PEÇAS, FRANGO, CARNE, CARROS, LATCÍNIOS, ETC.) ENTRAM SOMENTE POR 2 PORTOS (CHIBATÃO E SUPER TERMINAIS) QUE COBRAM O PREÇO QUE QUEREM E NISSO A JUSTIÇA NÃO INTERFERE, PORQUE SÃO PORTOS PRIVADOS. O RIO NEGRO É MASSACRADO TODOS OS DIAS POR TONELADAS DE LIXOS JOGADOS NELE E O PODER PÚBLICO NADA FAZ PRA IMPEDIR A CONSTRUÇÃO IRREGULAR NA ORLA DO RIO NEGRO. AGORA ESTA BALELA DE ENCONTRO DAS ÁGUAS. ALGUÉM JÁ FOI AO MIRANTE DAS LAGES PARA APRECIAR O ENCONTRO DAS ÁGUAS? NÃO POR QUÊ ELE NÃO EXISTE, O GOVERNO NÃO FAZ NADA PARA VALORIZAR AS PAISAGENS NATURAIS, O TURISMO EM MANAUS É UMA LÁSTIMA. O PORTO PÚBLICO É UMA LÁSTIMA PARA OS TURISTAS E A JUSTIÇA NADA FAZ. O PORTO PÚBLICO ESTÁ SUCATEADO. AGORA, QUANDO UMA OUTRA EMPRESA APAREÇE PARA CONCORRER E BARATEAR OS CUSTOS DO QUE COMEMOS EM MANAUS APAREÇE DE TUDO PARA EMBARGAR O PORTO. APARECE ATÉ ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES DIZENDO QUE VAI ACABAR COM O PESCADO. E OS BARCOS QUE PESCAM TONELADAS E TONELADAS DE PEIXES QUE SÃO EXPORTADOS TODOS OS DIAS SEM CONTROLE NENHUM??? - ISSO É BALELA PATROCINADA.

GRAÇA COSTA escreveu em 31/3/2010, às 19:32:
COBRANDO PÚBLICA - Aplausos ao Ministério Publico Federal e a Juiza da 3ª Vara Federal Dra. Maria Lúcia Gomes de Souza, pela medida. Mandei um e-mail ano passado ao Senador Arthur Virgilio solicitando, como cidadã manauara que impedisse que o nosso maior bem o Encontro das Aguas, que não existe em nenhum lugar do mundo, fosse destruido pela ganância de quem quer destruir nosso Estado, mas o nobre Senador não se manifestou. Publica Holanda.

ALINA MORENNO escreveu em 31/3/2010, às 16:11:
CONTRA O IMPÉRIO DO LUCRO -Meus cumprimentos a Exma. Juíza pela medida judicial que ordena o tombamento da daquela magnifica área tornando-a um Monumento Natural e, ao mesmo tempo, suspende a lincença ambiental para a construção do nefasto porto das lajes. Parabéns àqueles que lutaram e venceram o império do lucro!

JOÃO disse, escreveu em 31/03/2010
JUSTIÇA DOS HOMENS E DE DEUS -Que maravilha, ainda existe Justiça, e esta se chama Federal. É muito bom saber, que nós Amazônidas vamos ter protegido o nosso Cartão Postal(Encontro da Águas). Deus é justo e soberano! Parabéns à todos!!!

Um comentário:

pedro disse...

Quero dizer a este cidadão(a)que falar em porto sem conhecimento do assunto é facil criticar o movimento principalmente os pescadores,nós seremos diretamente afetados devido o empreendimento estar projetado na boca do lago do aleixo.
E proximo ao encontro das aguas,esse porto contruido trará um impacto grandiso ao meio ambiente comprovadamente, pelo não cumprimento do EIA/RIMA,os pescadores que são de 500 familias ficarão impedido de exercer sua funçaõ ali é onde os peixes procriam,ex: jaraqui,bagres,matrixã,pacu,curimatã,tamoatá,e outros.
Imaginem só,navios derramando oléo,derramando agua salgada agua de lastro,levando nossa agua doce, pense bem o porque de construir um porto bem ao lado de uma adutora de agua onde existe um remanso de agua fica circulado de um paramentro de 100 metros onde toda a sujeira erá capitada pela adutora,voce confia no tratamento de agua em manaus.
Tenho todo respeito por sua opinião,realmnte concordo que tem que ter um porto em manaus mais o local não é apropriado e será também privado,não é público.
Na siderama é uma opção onde já existe um porto,já tem estrutura e fica dentro do distrito industrial.