sábado, 10 de abril de 2010

O REIZINHO ESTÁ NU

O ESTADO BRASILEIRO A PARTIR DE 1988 INSTITUIU EM SUA CONSTITUIÇÃO INSTRUMENTOS REPUBLICANOS CAPAZES DE DESMORONAR MONTANHAS QUE NO PASSADO JULGAVAM-SE “IMEXÍVEIS”. VEJAM O QUE OCORRE COM O PODER JUDICIÁRIO NO ESTADO E EM OUTRAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO. A MESMA MEDIDA VALE TAMBÉM PARA O SUPERINTENDENTE DO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN) DO AMAZONAS, JULIANO VALENTE, QUE DE FORMA PARCIAL VEM DIRECIONANDO SUAS AÇÕES A BEL PRAZER DO SEU “QI” (QUEM INDICOU) EM FAVOR DE INTERESSES PRIVATISTAS, PREVARICANDO QUANTO AO SEU DEVER DE SALVAGUARDAR A INTEGRIDADE DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURAL E NATURAL DO AMAZONAS.

O jornal a Crítica de Manaus, nesse domingo (11) traz em seu caderno Cidades, matéria assinada pela respeitada jornalista Elaíze Farias, com fotografias de Antonio Menezes e Euzivaldo Queiroz, mostrando a “cama de gato” que o superintendente do IPHAN construiu para sua derrocada frente à instituição federal. E o pivô de tudo isso tem sido a postura cínica e parcial do superintendente em afrontar a Justiça Federal do Amazonas que determinou prazo legal de 180 dias (seis meses) para que se realize o processo de Tombamento provisório da Área do Encontro das Águas, enlace dos rios Negro e Solimões, marco inicial do majestoso Amazonas em terras brasileiras.

Enquanto o superintendente do IPHAN no Amazonas se recusa a cumprir a ordem da Justiça Federal, emitindo opinião favorável a construção do Porto das Lajes, o IPHAN de Brasília, segundo a reportagem de a Crítica, “não contestará a decisão judicial e nem entrará com recurso contra a liminar”.

A reportagem registra também que “assessoria de imprensa do IPHAN em Brasília, informou que consultou o Departamento do Patrimônio e Fiscalização do IPHAN, cujo titular é Dalmo Vieira Filho, e que foi informada que o órgão não vai pedir um novo prazo para concluir o inventário a respeito do pedido de Tombamento”.

O reizinho está nu pendurado pelos favores do Deputado Sinésio Campos (PT/AM), que em rota de colisão no PT tem se confrontado internamente para assegurar os cargos federais que amealhou para os asseclas.

Se todos ainda não viram a nudez do reizinho valente logo mais vão descobrir quando for tratada a fundo a questão do Monotrilho e principalmente relativo à construção do Camelódromo nas dependências históricas do Porto Tombado de Manaus.

O coordenador do NCPAM, Ademir Ramos tem se posicionado contra a postura do superintende do IPHAN no Amazonas, por não respeitar as agendas que marcou com os comunitários do Aleixo, quando na oportunidade deveria expor a proposta do IPHAN referente ao Tombamento do Encontro das Águas, bem como, explicar aos lideres comunitários a metodologia a ser adotada. No entanto, esta é matéria vencida porque enquanto réu na Justiça Federal, o superintende deve responder por suas ações frente à execução dos trabalhos em curso visando o Tombamento do nosso Encontro das Águas.

Ademais, com o requerimento do Ministério Público Federal do Amazonas solicitando de Brasília a presença de técnicos especializados para monitorar a pesquisa do Tombamento do Encontro das Águas, o superintendente Juliano Valente rasgou a história do IPHAN do Amazonas e prejudicou profissionalmente os competentes técnicos que abrigam essa instituição. Parece que além de nu o superintendente está obnubilado tanto pelo poder quanto pelo encantamento do Deputado Sinésio Campos, que além de cartola de carnaval pretende ser também Deputado Federal nas próximas eleições na rabeta do ex-governador Eduardo Braga (PMDB/AM).

Um comentário:

Anônimo disse...

Vocês sabiam que o Presidente do IPHAN está em Manaus e possivelmente esta visita seja a pá de cal na permanencia do Sr. Juliano Valente fora da direção do IPHAN local.... pobre IPHAN virou moeda de troca. Já esteve na Mão do Deputado Praciano, agora está na mão do Sinésio e já se comenta que vai cair na mão do ex-senador João Pedero... que mal fez o PT para a cultura nacional.