terça-feira, 15 de setembro de 2009

FORÚM PERMANENTE DE CULTURA DE RORAIMA

*Zanny Adairalba

O lançamento do Fórum Permanente de Cultura de Roraima, sábado (5), na Orla Taumanan, foi um sucesso.

O evento abriu suas portas tendo como cerimonialista a poetisa Vânia Coelho, que anunciou a leitura da carta de princípios, feita pela atriz Marisa Bezerra e o nosso tão querido Mestre, o artista plástico Afonso Rodrigues.

Em seguida tomaram lugar à mesa a mediadora Adriana Amorim, que manteve uma postura impecável; Thiago Bríglia que representou muito bem o Fórum; professor Reginaldo Gomes e todo seu conhecimento em história da arte, representando a Universidade Federal de Roraima; e o assessor do Ministério da Cultura, Fred Maia, dotado de uma simpatia e sabedoria incontestável, além de muita disposição para orientar, discutir e planejar ações culturais.

Seguindo a programação, vieram a apresentação da Orquestra de Câmara, um coquetel e um cortejo cultural que seguiu do Centro Multicultural ao Anfiteatro da Orla, onde houve apresentações musicais, teatro, declamação poética, arte circense e dança.

Foi uma noite significativa e que certamente ficará gravada, com aquele gostinho de satisfação, no coração de todos os que estiveram presentes.

Vale lembrar que, se é verdade que o Fórum Permanente de Cultura desde sempre foi um desejo da classe artística (e posso afirmar que sim, uma vez que ao ingressar no ramo de gestão cultural, há seis anos, “dei de frente” com as reclamações, inquietudes, tentativas e manifestações de desejo dos artistas locais nesse sentido), então podemos dizer que o que vimos acontecer em Roraima foi muito mais que uma conquista.

O Lançamento do Fórum foi um marco para a história cultural do Estado. O início de uma vitória que só tende a expandir-se e se fortalecer trazendo como consequência tantas outras conquistas. É um divisor de águas entre o momento em que o artista depende quase que completamente de outras instituições para firmar seu trabalho e o tempo em que passa a reconhecer a força que há em si; do tempo em que parece estar pedindo favores e o de conhecer seus direitos e procurar garanti-los; do tempo em que quase sempre precisa manter-se às sombras “dos mais fortes” e o tempo onde “mostra a cara” firmando-se e valorizando-se como profissional das artes.

Com apenas cinco meses de atividade, o Fórum Permanente de Cultura conseguiu realizar o que muitas vezes parecia um sonho inalcançável: unir a classe numa mesma voz, um mesmo movimento, um mesmo objetivo.


Estamos engatinhando. É certo! E é bem verdade que muito ainda há para ser conquistado. Desde afinar as idéias, as experiências e as convivências, até firmar espaços e direitos nessa luta pela defesa e valorização de nossa história, de nossa memória cultural e de nossos anseios como artistas.

Mas é importantíssimo dizer (e saber) que o primeiro passo foi dado. Foi dado de uma forma muito prazerosa e, diria, simpática perante a sociedade e os profissionais das artes.

Parabéns a todos os membros do Fórum Permanente de Cultura de Roraima, aos parceiros e a todos que participaram e contribuíram direta ou
indiretamente para a realização deste evento que foi, sem dúvida, o anúncio de dias melhores.

*Gestora Cultural, Sócia Fundadora do Coletivo Arteliteratura Caimbé, Membro do Fórum Permanente de Cultura-RR/ Coordenação de Mobilização, Membro da equipe de Coordenação da Rede de Pontos de Cultura da Prefeitura de Boa Vista-RR/ Programa Cultura Viva (Minc), Compositora e Poetisa.

Um comentário:

Edgar Borges disse...

Olá,

em nome de Zanny, do Coletivo Arteliteratura Caimbé e do Fórum Permanente de Cultura de Roraima, agradeço e espaço e convido para que qualquer dia peguem a 174 em direção ao norte. Estamos por aqui.

abraços.

Edgar Borges
www.edgarb.blogspot.com
www.literaturacaimbe.blogspot.com