sábado, 16 de outubro de 2010

ESTRANGEIROS AVALIAM CONDIÇÕES DE INVESTIMENTO NO AMAZONAS

Empresários dos Estados Unidos, Europa e da América Latina, a convite da direção da Fundação Amazonas Sustentável (FAS),estão reunidos nesse final de semana, em trabalho de campo, no rio Negro, no Amazonas, avaliando a possibilidade de investimento na região com selo de economia sustentável.
A FAS e o WEF (World Economic Forum) fazem workshop para debater a importância da participação do setor privado no segmento qualificado de economia verde. O workshop teve inicio hoje (16) e vai até amanhã (17), congregando empresários e agentes públicos do Brasil e Estados Unidos, além de representantes da Europa e de outros países da América Latina, com interesse de identificar fatores que possam beneficiar diretamente o setor privado na economia verde, antecipando as regulamentações internacionais, nacionais e estaduais sobre mudanças climáticas.

As discussões estão acontecendo abordo de um barco e, na oportunidade, os estrangeiros estão visitando a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro e o projetos do Núcleo de Conservação e Sustentabilidade Agnello Bittencourt, na comunidade do Tumbiras (Iranduba/AM), tutelados pela FAS.

“A realização deste workshop no Brasil é uma oportunidade para debater temas estratégicos com lideranças internacionais, a partir da vivência prática da Amazônia. Os resultados dos trabalhos aqui realizados serão apresentados durante evento paralelo à COP-16, em Cancun”, é o que afirma Virgílio Viana, superintendente geral da FAS no Amazonas e co-organizadora do worshop.

Além de examinar a viabilidade dos negócios, os capitalistas visam também trocar experiências a partir da apresentação de iniciativas aprovadas no mercado que mobilizem ainda mais a concorrência do setor verde. “O mundo corporativo chega ao Amazonas para discutir a economia verde, tendo como referência iniciativas pioneiras desenvolvidas pela FAS. É mais do que necessário este debate”, afirma Viana, reforçando que a realização deste workshop certamente apontará alternativas para que o setor empresarial possa se antecipar e se preparar para adotar medidas em relação ao tema ‘convenção do clima’. “Apesar de urgente, este tema tem avançado mais lentamente do que o necessário”, diz.

Participam também do workshop representantes da sociedade civil e cientistas, epecialmente convidados, para subsidiar as demandas empresariais em atenção ao mercado internacional. Segundo a FAS, os resultados dos debates realizados no Amazonas integrarão documento a ser apresentado durante evento paralelo à COP-16, a ser realizada no final deste ano, em Cancun.

INTERLOCUTORES

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma instituição público-privada, sem fins lucrativos, não- governamental, criada em 2007 pelo ex-governador Eduardo Braga, então Governo do Estado do Amazonas, com aval do grupo Bradesco, que controla toda a conta do Governo do Amazonas. A missão dos agentes da FAS é promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida dos moradores das unidades de conservação do Estado do Amazonas, bem como valorizar os serviços e produtos ambientais, além de implementar o Bolsa Floresta, reconhecendo o papel das populações tradicionais para a conservação da floresta amazônica.

O World Economic Forum (WEF) é uma organização internacional independente incorporada com uma fundação suíça não lucrativa, cujo carro-chefe é o Fórum de Davos, que acontece anualmente na Suíça. Seu objetivo é reunir agente público e privado, conjugando interesse e outras iniciativas regulados pelo mercado sob o apelo da sustentabilidade.

Fonte: Voice Comunicação Institucional
Direção de Núcleos de Atendimento: Marcia Leite / mleite@voice.com.br
Direção de Conteúdos: Beth Guaraldo (MTb. 14.176)
Atendimento FAS: Pamela Lopes – pamela@voice.com.br
(11) 3816 1230

Nenhum comentário: