segunda-feira, 25 de outubro de 2010

FLAGRANTE DA AUDIÊNCIA QUE NÃO HOUVE

Em respeito ao IPHAN

Presidente da Comissão de Assuntos Amazônicos, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembléia do Estado do Amazonas, Deputado Luiz Castro, reeleito para mais um mandato, quando lamentava na plenária da Audiência Pública, nesta segunda-feira (25), no Auditório Bethe Azize, a ausência do superintendente do IPHAN, Juliano Valente, convidado para dar ciência do Tombamento do nosso Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões. O não comparecimento do superintendente, que era objeto da convocatória, prejudicou o andamento dos trabalhos, levando o presidente Luiz Castro a suspender a Audiência Publica, em respeito muito mais ao IPHAN do que ao repente do seu gestor no Amazonas, o que contou com o apoio da plenária.

De Costa para o Povo

O Auditória Bethe Azize, da Assembléia do Estado Amazonas, nesta tarde do dia 25, estava cheio com a presença dos especialista convidados, prontos a contribuírem para consecução da proposta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) referente ao Tombamento do Encontro das Águas, em cumprimento aos Termos do Edital de Notificação publicados no Diário Oficial da União, no dia 11 de outubro do ano em curso. No entanto, para surpresa de todos, o Superintendente do IPHAN Amazonas, Juliano Valente, mas uma vez resolveu não comparecer para dar satisfação dos seus atos à sociedade civil manauara. Desta vez, resolveu afrontar os deputados do Amazonas que participam da Comissão de Assuntos Amazônicos, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembléia do Estado, que convidaram para vir a público apresentar a proposta de Tombamento do Encontro das Águas, bem como o arrazoado que justifica o meritório Ato. Sem nenhuma justificativa a Casa, o superintendente do IPHAN virou as costas as organizações sociais e aos próprios deputados da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas.

Pego no Flagrante

Com a não realização da Audiência Pública, os participantes deixaram o Auditório da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas se perguntando o porquê o superintendente do IPHAN Amazonas, Juliano Valente, não compareceu a Assembléia. Quem também não compareceu foi os executivos da Lajes Logística S/A, empresa controlada pela Log-In Logística Intermodal, que gostariam de construir um Terminal Portuário nas imediações do Encontro das Águas, a Lajes pelo menos acusou o recebimento do convite da Comissão de Assuntos Amazônicos, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, declinando porque, segundo eles, entre outras razões: “entendemos, Senhores Parlamentares, que esta Casa, dada sua representatividade política e sua delegação popular, não podem abrigar o sectarismo. Jamais fomos procurados pela Comissão para debater o novo Terminal, uma obra comprovadamente necessária ao crescimento econômico e social do Estado”. Os executivos da Lajes não compareceram, mas enviaram sua “tropa de choque” para intimidar as lideranças comunitárias do Movimento Socioambiental S.O.S. Encontro das Águas. Na saída, a tropa promoveu um verdadeiro piquenique no estacionamento da Assembléia, saciando a cede e matando a fome dos incautos.

Nenhum comentário: