terça-feira, 19 de outubro de 2010

ZONA FRANCA DE MANAUS E A GUERRA CAMBIAL

Examine com atenção a conjuntura em que se encontra a produção do Pólo Industrial de Manaus. Estamos num processo eleitoral que a retórica tem dominado muito mais o contexto do que as regras do mercado. No entanto, tudo não passa de fumaça quando se trata da dinâmica de comércio internacional, sobretudo, em relação à expansão do capitalismo chinês por essas plagas. Nessa conjuntura de nada adianta decretar a perenização do modelo Zona Franca de Manaus se não for dada as condições materiais e logísticas para a sua produção e competitividade. A economia de mercado não pode ser regulada pela cultura dos bachareis por meio de decretos e canetadas burocráticas. É necessário prioridade nos investimentos de pesquisa com transferência de tecnologia e inovação para dar suporte a um processo de produção endógeno capaz de sustentar a autonomia seguido de apropriação do conhecimento e capacitação tecnológica dos agentes produtivos inseridos no mercado mundial. Leia abaixo Opinião do Estadão - A Invasão dos Importados - tendo por referência à realidade objetiva do nosso Pólo Industrial e a capacidade dos agentes públicos em articular com as corporação privadas a competitividade dos nossos produtos no mercado, superando as barreiras cambiais em conflito entre o capital norte americano e o taco produtivo do mercado chinês.

O mercado brasileiro está sendo tomado rapidamente por indústrias de fora. Um quinto dos bens consumidos provém do exterior, sob a forma de produtos acabados, matérias-primas ou bens intermediários. Até há pouco tempo, falar em desindustrialização parecia um exagero. Não é mais. Há uma guerra cambial, conduzida pelas maiores potências, e o Brasil é uma das economias mais prejudicadas.

No começo de 2009 os importados eram 15,7% dos produtos consumidos no País, segundo estimativa da LCA Consultores, citada em reportagem do Estado no domingo. Essa participação aumentou 4,3 pontos porcentuais até o terceiro trimestre deste ano. A invasão dos produtos estrangeiros foi em grande parte facilitada pela valorização do real.

Embora seja o fator mais importante a curto prazo, o câmbio é só uma das causas do surto de importações. Para começar, há um descompasso entre o crescimento econômico do Brasil, puxado pelo consumo, e o das grandes economias do mundo rico, ainda em recessão ou em recuperação muito lenta e insegura. O mercado ficou mais restrito nos países desenvolvidos e a competição seria mais dura mesmo sem grandes mudanças no quadro cambial. A alteração mais notável nos últimos dois anos foi a depreciação do dólar.

As autoridades chinesas tentaram neutralizar esse movimento, mantendo o yuan também subvalorizado. Outros governos, como o japonês e o coreano, têm procurado intervir no mercado cambial, para reduzir as perdas comerciais. No Brasil, o Banco Central (BC) tem comprado grandes volumes de dólares e o Ministério da Fazenda elevou, recentemente, o imposto sobre o investimento estrangeiro em papéis de renda fixa. Mas essas ações têm produzido um efeito muito limitado.

O aumento das importações tem afetado toda a cadeia produtiva e não só a indústria de bens finais de consumo. Também os produtores de componentes vêm sendo prejudicados pela concorrência estrangeira. E as indústrias, na tentativa de se proteger, acabam recorrendo a importações para reduzir seus custos e isso acelera o crescimento das compras externas.

Em dez setores analisados no levantamento da LCA cresceu a participação dos importados no consumo. A lista inclui, entre outros, os segmentos de material eletrônico e de comunicação, de siderurgia, de produtos têxteis, de vestuário, de veículos e de equipamentos de informática.

Globalmente, o desajuste cambial tem sido alimentado principalmente pela grande expansão monetária nos Estados Unidos e pela manutenção, na China, de um câmbio fortemente subvalorizado. As ações de outros governos têm sido principalmente uma resposta ao desafio criado pela competição entre o dólar e o yuan. Pesadas intervenções no mercado, por meio de compras de moedas e títulos estrangeiros ou da imposição de barreiras ao movimento de capitais, têm contribuído para a escalada.

Não há mais como negar a existência de um quadro de conflito. Na União Europeia, o Banco Central da zona do euro tem sido pressionado para deter a valorização da moeda comum.

Só uma solução conjunta poderá atender aos interesses de todos. Mas não há sinal de acordo entre americanos e chineses, os principais causadores da desordem cambial. Enquanto isso, os brasileiros perdem participação em vários mercados - até na América do Sul, onde se amplia a invasão chinesa,

O governo brasileiro ainda dispõe de meios de ação. Poderá recorrer a novas barreiras contra as importações chinesas favorecidas por dumping, assim como poderá ampliar a restrição a investimentos estrangeiros de curto prazo, para diminuir a pressão sobre o câmbio. Ações desse tipo tendem a perder a eficácia num prazo não muito longo, mas podem ser úteis numa emergência.

Baixar os juros poderia reduzir a atração de capitais especulativos, mas o gasto excessivo do governo dificulta a adoção de uma política monetária mais branda. A mudança não é impossível, mas também não é simples. Outras ações poderiam elevar a competitividade dos produtores brasileiros, mas isso dependerá de mudanças mais amplas na política oficial.

Fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101019/not_imp626692,0.php

Um comentário:

Juscélia C.N. disse...

A bolha especulatória brasileira está tomando um volume gigantesco a cada dia. Aqui no Amazonas a situação não é diferente, antes mesmo da inauguração da ponte do Rio Negro, a especulação e inflação fundiária tornaram-se eventos corriqueiros na sociedade amazônida.
Até o preço dos alimentos nos supermecados sofreu inflação. Não tenho bola de cristal mas em breve as fábricas da Z.F.M (Zona Franca de Manaus), irão fazer um " enxugamento" da sua folha de pagamentos. E onde o P.A.C (Programa de Aceleração do Crescimento) e as políticas de cooperação financeira entram ? Aqui no Amazonas os efeitos dessa Crise Financeira de repercussão internacional já se fazem presentes. porém ainda não vejo mobilização local sobre essa problemática. Espero que após as eleições, os governantes esclareçam à sociedade a situação Econômico - Financeira em que o Amazonas se encontra.