terça-feira, 5 de outubro de 2010

QUE PALHAÇADA É ESSA?

Ellza Souza(*)

Fiquei alegre antes do tempo. No apagar das luzes vejo que a coisa foi para o picadeiro. Nem tanto por culpa do palhaço mas por culpa do povo mesmo. Colocamos no Congresso Nacional para fazer nossas leis um bom humorista que sabe fazer rir mas não sabe ler e nem escrever. Como um analfabeto vai ler e entender os importantes projetos relacionados ao bem estar da população? Como um analfabeto vai discutir com seriedade o que é melhor para a sociedade? Como alguém que nunca freqüentou uma escola pode ler um discurso em plenário? Como vai assinar os projetos? O que o eleitor pensou ao votar em um palhaço? Afinal foram mais de um milhão e trezentas mil pessoas. Engraçado isso.

Aqui no nosso quintal foi decepcionante. Realmente é muito fácil manipular a massa que não é chegada a um livro, a um jornal, ao estudo e gosta mesmo é de forró, de showmicio, de um santinho na hora do voto. Para não perder o voto crava o seu em qualquer um que apareça como assombração na sua frente.

No Senado perdemos, momentaneamente, a voz da oposição. Perdemos a palavra firme que sabe desenrolar um pensamento como poucos. O Amazonas perdeu um político capaz, nato, por causa de boatos infundados que plantam por aí. Manipulado, o povo mais carente não procura a verdade e prejudica a si próprio com o voto da incompetência.

Quem votou nos vencedores desse pleito favor ficar de olho nos candidatos que elegeu. Não aceito reclamação como se o culpado de suas agruras estivesse longe. O culpado é o voto-piada, o voto-troca-de-favores, o voto-inconsequente. Por causa da gracinha as coisas podem piorar sim. E muito.

(*) É jornalista e colaboradora do NCPAM/UFAM.

Nenhum comentário: