quinta-feira, 2 de julho de 2009

CHAMADA GERAL - EM DISCUSSÃO MANTA - MANAUS



Iremar Antonio Ferreira*

Em Porto Velho continuamos - ONGs e Movimento Social - na luta em defesa dos direitos dos povos atingidos e ameaçados pelo Complexo Madeira, que se complica a cada dia. Uma nova ação popular foi impetrada contra as obras por Amigos da Terra, Kanindé e Coordenação das Organizações Indígenas do Amazonas (26/06), ainda sem julgamento. Os atropelos aos direitos dos povos indígenas e comunidades ribeirinhas são enormes, tanto quanto aos impactos sócio-ambientais.

Na outra ponta temos a reconstrução da BR 319, que se entende ser a repetição do atropelo jurídico e social conectado a Interoceânica via BR 364 - Porto Velho a Rio Branco e o possível complexo hidrovia-rodovia Manta-Manaus (Equador-Brasil), o que pode significar a grande noite para os povos da Amazônia - é a IIRSA/PAC se consolidando...

Olhando para este cenário, estamos propondo uma reunião em Manaus, nos dias 26 e 27 de Agosto do corrente, em local a ser definido, que terá por objetivo olhar para o estado da BR 319 de modo particular, construir e ou fortalecer/consolidar estratégias Rondônia e Amazonas.

Para tanto, estamos provocando este debate e queremos ouvir dos convidad@s suas considerações: CIMI Norte (Chico), CPT/AM (Auriédia e Marta), COIAB (Jesinaldo/Marcos), Amigos da Terra (Brent), ECOA (Alcides), Projeto Nova Cartografia na Amazônia (Glaucia), Núcleo de Cultura Política do Amazonas (Prof. Ademir), IPDA (Sila), INPA (Prof. Philip Fearnside), RECID/AM, IR (Glenn) e outros parceiros.

Esta data foi sugerida mediante pré-consulta, mas aceita-se sugestões. Possivelmente teremos representação do Equador que acompanha de perto o processo Manta-Manaus...

*Diretor do Instituto Madeira Vivo e membro do GPERS/UNIR

Nenhum comentário: