quinta-feira, 16 de julho de 2009

SBPC - CONSTRUÇÃO DO PORTO DAS LAJES É USURPAÇÃO

Na mesa-redonda AS GEOPOLÍTICAS MUNDIAIS E A APROPRIAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS coordenada pelo Prof. Dr. Fernando de Carvalho Dantas (UEA) com a participação do Prof. Dr. Alcindo José de Sá (UFPE) e o Prof. Dr. José Antonio Peres Gediel (UFPR) a construção do terminal portuário Porto das Lajes nas margens do Encontro das Águas do Rio Negro e do Solimões, formando o Rio Amazonas, foi exemplificado como usurpação do bem coletivo.

O Prof. Dr. José Antonio Peres Gediel (Foto ao lado), coordenador do Curso de pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná em debate com cientistas e comunitários da região do encontro das águas considerou que a instalação do Porto das Lajes no rico patrimônio material e imaterial que representa o Encontro das Águas para a cultura, os povos e a natureza Amazonida, é privilegiar um empreendimento privado em detrimento da coletividade, não só amazonense, mas de todo o mundo.

Este Terminal Portuário irá degradar paisagisticamente o cenário do principal símbolo natural e cultural do amazonas que é o Encontro das Águas, degradando a mais importante paisagem turística da região e destruindo também sítios arqueológicos e o belíssimo sítio geológico Ponta das Lajes, que foi declarado como Patrimônio Natural da Humanidade. O Porto das Lajes irá provocar assoreamento e poluir, quimicamente e biologicamente os recursos hídricos locais, afetando diretamente a qualidade da água na estação de captação que está sendo construído pelo governo do Estado para abastecer 500 mil pessoas da zona leste de Manaus, além de impactar os recursos pesqueiros, poluir o lago do Aleixo e a bela área de lazer e pesca de uso comum da população manauara e da histórica Colônia Antônio Aleixo.

Nenhum comentário: