segunda-feira, 20 de julho de 2009

SBPC: SUSTENTABILIDADE SIM, DEPREDAÇÃO NÃO


Saldo positivo para o Movimento S.O.S. Encontro das Águas, que participou de diversas mesas de discussões da 61a Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento começou no dia 12 (domingo) e terminou no dia 17 (sexta-feira), no Campus da Universidade Federal do Amazonas. A bandeira do Movimento circulou por todos os espaços, principalmente no estande da Editora da Universidade Federal do Amazonas (EDUA-UFAM), onde os militantes colhiam as assinaturas contra a construção do Porto das Lajes, empreendimento da Log-In Logística Intermodal S/A, que ameaça de morte a magnitude do Encontro das Águas.



Um dos signatários do abaixo assinado contra o Porto das Lajes é o professor e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), Dr. Charles R. Clement, que coordenou diversas mesas de debate na SBPC.



Outro raro momento na SBPC foi quando o coordenador do Núcleo de Cultura Política do Amazonas da UFAM, o professor Ademir Ramos entregou ao Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o manifesto aprovado pelo IV Mutirão em defesa da Amazônia contrário a construção do Porto das Lajes nas mediações do Encontro das Águas. A foto registra o momento em que o Ministro passa a ler o manifesto e se compromete encaminhar a questão junto à Agência Nacional das Águas (ANA).



Em todos os momentos na SBPC, as lideranças comunitárias do Lago do Aleixo, na zona leste de Manaus, se fizerem presentes, participando das discussões e articulações para o fortalecimento do movimento contra a depredação do Lago e do Encontro das Águas.



O pesquisador do INPA, Philip M. Fearnside, também junta sua força ao Movimento S.O.S. Encontro das Águas, posicionando-se contra as políticas de depredação da Amazônia tal como a reconstrução da BR-319, a construção do Porto das Lajes e outras pragas dessa natureza.


No estande da EDUA-UFAM compareceram vários pesquisadores, jornalistas, parlamentares e outras lideranças sociais que se manifestaram contra a insanidade de se construir um porto nas mediações dos Sítios Arqueológicos das Lajes e do Encontro das Águas. Destacamos a presença do Miguel Antonio Brandt, do Partido Verde (à direita) e do professor Marcus Barros, ex-reitor da UFAM e ex-diretor do IBAMA, que se solidarizaram com os comunitários e se comprometeram ainda mais a lutar contra a leseira que assola as políticas públicas no Amazonas, reduzindo o público ao privado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens aos comunitários do Movimento SOS Encontro das Águas, que participaram intensamente da SBPC, articulando força para barrar voracidade dos construtores do Porto das Lajes. Na verdade esse homens e mulher comprometidos nessa luta mereceriam mais respeito pelos governantes do Estado e pelas lideranças políticas do Estado. Mas, como eles estão cegos pela grana da proprina oferecidas...com isso esquecem os interesses coletivos e pensam só na bolada que vão receber. O povo do Amazonas deve se levantar em defesa da beleza que abriga nossa natureza e, principalmente, o nosso Encontro das Águas.