sexta-feira, 17 de julho de 2009

INFLUÊNCIA DIRETA DA CONSTRUÇÃO DO PORTO DAS LAJES



A delimitação de três (03) km da Área de Influência Direta (AID) do empreendimento do Porto das Lajes, segundo os Estudos de Impacto Ambiental descrito no EIA/RIMA da empresa, que especifica as áreas de influências afetadas direta ou indiretamente pelos impactos decorrentes do empreendimento durante o seu planejamento, implantação e operação.

Os autores do EIA/RIMA explicam também que essas áreas normalmente assumem tamanhos diferenciados, variando seus limites em função dos elementos de estudo considerando, o meio físico, biótico ou antrópico.

O conceito Área de Influência Direta (AID) corresponde ao “território onde as
relações sociais, econômicas e culturais e, as características físico-biológicas, sofrem os impactos de maneira primária, há uma relação direta de causa e efeito” (Resolução CONAMA 01/86).

Para estudo apresentado, a empresa determinou como Área de Influência Direta aquela que engloba aspectos ambientais que resultam em impactos diretos em parte da área do Lago do Aleixo, em especial a área urbanizada do entorno e o corpo hídrico. Os principais impactos ambientais que poderão ocorrer estão relacionados com a qualidade da água e com as relações de vizinhança, principalmente com o bairro da Colônia Antônio Aleixo, onde será localizado o empreendimento.

Enfim, o terminal proposto está localizado a margem esquerda do rio Amazonas e o seu acesso, segundo o EIA/RIMA é de cerca 800 m de frente para o rio (Encontro das Águas). Por via terrestre, o acesso se dá pela Av. Cosme Ferreira, que conduz ao bairro Colônia Antônio Aleixo, situado a leste da cidade de Manaus-Amazonas, no km 13, nas coordenadas – 3º5’37.69” S e 59º54’1.03” W.

Nenhum comentário: