quarta-feira, 15 de julho de 2009

SBPC 2009 – GRUPO DE TRABALHO TERRA PRETA NOVA (GTTPN)



As pesquisas com terra preta de índio da Amazônia estão sendo conduzidas dentro de uma abordagem interdisciplinar, visando avançar na compreensão de sua origem, propriedades e manejo. À frente destas pesquisas estão cientistas das mais diferentes áreas do conhecimento (biólogos, edafólogos, pedólogos, geoarqueólogos, arqueólogos, antropólogos, geógrafos, etc). É dentro desse contexto que o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) preparou uma programação especial para a SBPC 2009.

O INPA, sob a coordenação do Dr. Newton Falcão, Dr. Charles Clemente e Dr. Afrânio Junior, organizou um grupo de trabalho (GTTPN) composto de pesquisadores e professores de diversas instituições do Brasil (INPA, USP, UFRGS, Museu Goeldi, UFPR, EMBRAPA, INMETRO, CENA/USP e UNESP) e do exterior (University of Kansas e University of Georgia). O evento acontecerá nos dias 16 e 17 de julho, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) como parte do programação oficial da SBPC 2009.

No primeiro dia (16/07) o grupo irá se reunir para apresentar, na forma de seminários, os principais resultados de suas pesquisas concluídas e em andamento. Os seminários terão início as 8:00 horas e serão apresentados pelos cientistas dentro de quatro temáticas principais: I-Arqueologia e Antropologia: interações e aplicações nas terras pretas de Índio; II - As terras pretas de índio como fonte e dreno de carbono; III - Uso, manejo, conservação e recriação das terras pretas de Índio; IV - As terras pretas de Índio: o estado da arte;

No segundo dia (17/07), a coordenação organizou uma excursão para a comunidade da Costa do Açutuba onde os participantes terão a oportunidade de conhecer extensas áreas de terra preta, terra mulata e solos adjacentes que estão sendo utilizados para a produção de pimenta doce, pepino, beringela, maracujá, limão e couve. Durante o percurso, no interior de um barco fretado pelos organizadores, serão formados grupos de discussão onde serão traçadas diretrizes para os próximos anos visando a consolidação do grupo e de lideranças nacionais e internacionais nas diferentes linhas de pesquisas.

Nenhum comentário: