quarta-feira, 29 de julho de 2009

SEMINÁRIO INDÍGENA INTERNACIONAL SOBRE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO



O Brasil, em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, 9 de agosto, através do Memorial dos Povos Indígenas de Brasília, sediará o II Seminário Regional Indígena sobre Tecnologias da Informação e Comunicação de 7 a 9 de agosto, reunindo cerca de 200 líderes e comunicadores indígenas brasileiros de 20 etnias diferentes mais representações de 13 países do continente americano.

O evento vai servir para apresentar às lideranças e comunicadores a primeira versão do Portal Global Indígena, devendo receber notícia e informação dos povos indígenas de todo o mundo como ponto focal das discussões referentes às culturas tradicionais.

O Portal é resultado do trabalho conjunto entre os Povos do continente americano e também das rodadas de debates da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Sociedade da Informação e o Direito Indígena relativo a acesso a novos conhecimentos e tecnologias, sendo feito pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) sob a direção dos indígenas, que terão a missão de administrar e definir o conteúdo a ser postado na página.

A programação do Seminário conta com oficinas sobre a operação técnica do site, produção de conteúdo e diálogos entre lideranças sobre a importância da valorização das culturas tradicionais. Na tarde do dia 7, diversas iniciativas brasileiras de acesso a tecnologias da informação e comunicação serão apresentadas aos líderes internacionais. Entre as ações destacam-se o site de notícias www.indiosonline.org.br, e um software desenvolvido por indígenas para trabalhar a língua portuguesa e wapichana com as crianças da aldeia.

Para Marcos Terena, diretor do Memorial Indígena de Brasília, “o evento se transforma em uma resposta aos grandes dilemas entre passado e futuro à medida que une os saberes ancestrais em uma ferramenta altamente moderna e, dessa forma, possibilita não somente a afirmação indígena e a preservação de sua cultura, mas também a construção de um mundo melhor pelo próprio indígena”.

O endereço do Portal Global Indígena é http://www.ictindigenousportal.org/ outras informações pelos telefones (61) 3344-1155/ 3344-1154.

Nenhum comentário: