segunda-feira, 27 de julho de 2009

UFAM LAMENTA A MORTE DE NARCISO LOBO

A comunidade universitária sente a perda do professor Narciso Lobo, do Curso de Comunicação Social, ocorrida em Manaus, na madrugada da quarta-feira (24), aos seus familiares manifestamos nossa solidariedade.

Narciso Lobo, (foto ao lado) foi docente do curso de Comunicação Social, do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Foi chefe do Departamento de Comunicação Social, pró-reitor de Assuntos Comunitários e presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA).

Graduou-se, em 1977, em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense. Em 1981, na UFAM, concluiu especialização em Psicologia do Ensino/Aprendizagem, mestrado em Cinema pela Universidade de São Paulo (USP), em 1987, e doutorado em Ciências da Comunicação, em 1997.

Foi membro efetivo da Academia Amazonense de Letras e do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. Autor de Tônica da descontinuidade: cinema e política no Amazonas (1994); Ficção e política: o Brasil nas minisséries (2000), dentre outros, além de textos publicados em revistas acadêmicas e jornais.

O Coordenador do NCPAM, professor Ademir Ramos lembra também que, em 1978, Narciso Lobo integrou a equipe do Jornal Porantim, em defesa da Causa Indígena, quando juntos editavam o jornal do Conselho Indigenista Missionário (CIMI - Norte I) em forma de tablóide, denunciando a destruição da floresta e de seus ecossistemas em favor das Estradas e dos mega projetos da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), o que feria de morte os povos indígenas da Amazônia.

Nenhum comentário: